<b>REINTERPRETANDO A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO RIO GRANDE DO SUL, A PARTIR DE SUAS MEMÓRIAS</b>
Resumen
Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise histórica, política e pedagógica da evolução da educação especial no Rio Grande do Sul nos últimos 50 anos. Tendo como referência o estudo de caso da escola especial Antônio Francisco Lisboa. Essa escola nasceu oficialmente em Santa Maria em 26 de junho de 1954. Teve na sua direção, coordenação e presidência a professora Haidée Cadeco Zorzan por um período de 40 anos. A instituição foi uma iniciativa particular de caráter filantrópico, que se destaca por ter sido uma das primeiras instituições de educação especial do Rio Grande do Sul e pioneira em Santa Maria.
Palavras Chave: Escola, História, Portadores de Necessidades Especiais
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).