Alegorias do contemporâneo: articulações e efeitos entre identidades culturais e consumo

Autori

  • Luís Fernando Lazzarin Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18830

Parole chiave:

Educação, Pedagogias Culturais, Consumo

Abstract

Este trabalho investiga como vêm sendo produzidas, na publicidade, diferentes articulações entre identidades culturais e consumo. São apresentadas análises de dois vídeos publicitários da Natura Cosméticos S.A. e outros dois da Coca Cola Company. Os vídeos referidos são concebidos como pedagogias culturais não-escolares, pois, embora não possuam um currículo no sentido escolar de planejamento e de organização daquilo que deve ser ensinado, produzem diferentes modos de ser e de pertencimento. A análise levanta diferentes alegorias colocadas em circulação nos vídeos: a naturalização das identidades culturais e sua utilização como recurso; a relação cada vez mais íntima entre consumo e cidadania; o pertencimento e a solidariedade por meio do consumo, que prescinde de fronteiras geográficas. Captar e descrever esses elementos e seus sentidos parece ser extremamente importante para a formação dos futuros professores. Isso implica aprender a negociar com os apelos e as imposições do consumo e permite oferecer resistência (ou seja, cria possibilidades de escolha) em meio ao que parece ser uma força avassaladora da contemporaneidade.

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Biografia autore

Luís Fernando Lazzarin, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS

Professor do Programa de Pos Graduação em Educação da UFSM na linha de pesquisa "Educação e Artes". Lider do Grupod e Pesquisa "Diferença, Educação e Cultura" (CNPq).

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Pubblicato

2015-09-28

Come citare

Lazzarin, L. F. (2015). Alegorias do contemporâneo: articulações e efeitos entre identidades culturais e consumo. Revista Educação Especial, 28(53), 521–530. https://doi.org/10.5902/1984686X18830

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Diferença, Educação e Cultura