Alegorias do contemporâneo: articulações e efeitos entre identidades culturais e consumo

Autores

  • Luís Fernando Lazzarin Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18830

Palavras-chave:

Educação, Pedagogias Culturais, Consumo

Resumo

Este trabalho investiga como vêm sendo produzidas, na publicidade, diferentes articulações entre identidades culturais e consumo. São apresentadas análises de dois vídeos publicitários da Natura Cosméticos S.A. e outros dois da Coca Cola Company. Os vídeos referidos são concebidos como pedagogias culturais não-escolares, pois, embora não possuam um currículo no sentido escolar de planejamento e de organização daquilo que deve ser ensinado, produzem diferentes modos de ser e de pertencimento. A análise levanta diferentes alegorias colocadas em circulação nos vídeos: a naturalização das identidades culturais e sua utilização como recurso; a relação cada vez mais íntima entre consumo e cidadania; o pertencimento e a solidariedade por meio do consumo, que prescinde de fronteiras geográficas. Captar e descrever esses elementos e seus sentidos parece ser extremamente importante para a formação dos futuros professores. Isso implica aprender a negociar com os apelos e as imposições do consumo e permite oferecer resistência (ou seja, cria possibilidades de escolha) em meio ao que parece ser uma força avassaladora da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Fernando Lazzarin, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS

Professor do Programa de Pos Graduação em Educação da UFSM na linha de pesquisa "Educação e Artes". Lider do Grupod e Pesquisa "Diferença, Educação e Cultura" (CNPq).

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

Lazzarin, L. F. (2015). Alegorias do contemporâneo: articulações e efeitos entre identidades culturais e consumo. Revista Educação Especial, 28(53), 521–530. https://doi.org/10.5902/1984686X18830

Edição

Seção

Dossiê: Diferença, Educação e Cultura