<b>Prazer e sofrimento docente nos processos de inclusão escolar</b>

Autores/as

  • Luciane Najar Smeha Centro Universitário Franciscano
  • Iolete de Vlieger Ferreira

Palabras clave:

Teacher’s Pleasure and Suffering, School Inclusion.

Resumen

No presente artigo, o tema é o prazer e o sofrimento docente diante dos processos de inclusão escolar, cujo objetivo principal foi identificar os sentimentos de prazer e sofrimento experienciados pelos professores da rede regular de ensino que trabalham com a inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais. Foram entrevistados quatro professores do Ensino Fundamental, que atuam em classes regulares de ensino, em três escolas estaduais, localizadas no Município de Santa Maria-RS, no período de agosto a outubro do ano de 2006. Os dados foram submetidos ao método de análise textual qualitativa de Moraes (2003). Os resultados apontaram que o sofrimento dos professores, diante do processo inclusivo, advém das dificuldades encontradas em suas práticas pedagógicas, pela falta de capacitação em sua formação acadêmica e carência de recursos disponibilizados pelas escolas para atender ao paradigma da educação inclusiva. Fica evidenciado que, apesar de o sofrimento ser iminente, o prazer do professor em trabalhar com a inclusão está relacionado ao vínculo afetivo que ele estabelece com seus alunos, o que constitui uma representação positiva na prática docente.

Palavras-chave: Prazer e Sofrimento Docente. Inclusão Escolar.

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Cómo citar

Smeha, L. N., & Ferreira, I. de V. (2013). <b>Prazer e sofrimento docente nos processos de inclusão escolar</b>. Revista De Educación Especial, 21(31). Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/8

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua