Inclusão/exclusão: duas faces da mesma moeda

Autores/as

  • Márcia Lise Lunardi Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumen

Esse artigo pretende relacionar o discurso da surdez com as práticas de inclusão e exclusão que configuram as atuais discussões no campo da educação especial. O texto procura problematizar, através de algumas ferramentas do pensamento de Michael Foucault, a noção de normalidade que atravessa os discursos das políticas de inclusão e das pedagogias especiais. Para isso, discute o conceito de anormalidade, isto é, entender como a anormalidade é construída, como o outro é narrado e representado pelo discurso do colonizador em uma rede de saberes e poderes. Finalmente, problematiza o binômio inclusão/exclusão como uma oposição, como uma situação contraditória que dialeticamente se supera e sugere que esse processo possa ser entendido como fazendo parte de uma mesma matriz de poder.

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Publicado

2012-04-09

Cómo citar

Lunardi, M. L. (2012). Inclusão/exclusão: duas faces da mesma moeda. Revista De Educación Especial, 27–35. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5181

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua