<b>A Educação Inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação</b>

Autores/as

  • Hugo Otto Beyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Resumen

O artigo refere à proposta de educação inclusiva, sob a perspectiva do paradigma histórico e também sob o prisma das mudanças que ocorreram nas políticas educacionais brasileiras, notadamente através da priorização da educação inclusiva com a LDB 9394 de 1996. Elege alguns autores e fatos históricos no contexto da evolução de uma educação especial sob a égide do paradigma médico para seu resgate pedagógico, culminando com a proposta da educação inclusiva. Também insere o paradigma vygotskiano como inspirador para muitas das idéias acalentadas e construídas no bojo desta proposta. Diante de questões formuladas sobre atitudes, experiências e a avaliação sobre a proposta da educação inclusiva, alguns dos resultados são: a) o sentimento de desafio e a busca por apoio pedagógico; b) um projeto com demandas direcionadas à transformação da escola; c) a importância da prática e da formação continuada; d) a importância do apoio da equipe pedagógica, do intercâmbio entre professores e da composição favorável da infra-estrutura escolar; e) a conscientização ainda débil da comunidade escolar sobre o projeto de inclusão escolar.

Palavras-chave: educação inclusiva, incompletudes escolares, concepções de professores.

 

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Cómo citar

Beyer, H. O. (2012). <b>A Educação Inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação</b>. Revista De Educación Especial, 1(1), 33–44. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5003

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua