<b>Por que Lev Vygotski quando se propõe uma educação inclusiva?</b>

Autores

  • Hugo Otto Beyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Resumo

A reflexão em torno do atual projeto de educação inclusiva conduz à obra de Lev S. Vygotski (1896-1934) por uma razão muito simples: ele foi um dos primeiros autores do século XX, cujas idéias defenderam visivelmente pressupostos que hoje sustentam o pensamento inclusivo. Particularmente no capítulo terceiro (“Acerca da psicologia e da pedagogia das deficiências infantis”), da primeira parte das suas Obras Escolhidas, Volume V, “Fundamentos de Defectologia” (1997), Vygotski faz uma explanação cuidadosa e pormenorizada deste pensamento. Para entender sua abordagem, é importante salientar a compreensão sócio-genética do desenvolvimento humano. Vygotski destaca que não é possível haver um desenvolvimento da linguagem e do pensamento, sem qualidade nas interações interpsicológicas. Este aspecto pode configurar-se de forma problemática na situação das crianças com necessidades especiais, cujo histórico aponta com freqüência para situações de isolamento social. A importância da convivência escolar sem delimitações ou “homogeneidades” é primordial, pois pode criar um círculo de riqueza interpessoal que provoque trocas e mediações psicossociais indispensáveis para o desenvolvimento infantil. Neste sentido, adquire pleno sentido o projeto de inclusão escolar da criança com necessidades educacionais especiais, em que sua convivência com os pares não se limite às crianças “iguais”, porém haja uma possibilidade ampliada de convivência nas “diferenças” interpessoais.

Palavras-chave: Vygotski. Eeducação Inclusiva. Deficiência.

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Como Citar

Beyer, H. O. (2011). <b>Por que Lev Vygotski quando se propõe uma educação inclusiva?</b>. Revista Educação Especial, (26), 75–81. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4400

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua