<b>Por que Lev Vygotski quando se propõe uma educação inclusiva?</b>
Abstract
A reflexão em torno do atual projeto de educação inclusiva conduz à obra de Lev S. Vygotski (1896-1934) por uma razão muito simples: ele foi um dos primeiros autores do século XX, cujas idéias defenderam visivelmente pressupostos que hoje sustentam o pensamento inclusivo. Particularmente no capítulo terceiro (“Acerca da psicologia e da pedagogia das deficiências infantis”), da primeira parte das suas Obras Escolhidas, Volume V, “Fundamentos de Defectologia” (1997), Vygotski faz uma explanação cuidadosa e pormenorizada deste pensamento. Para entender sua abordagem, é importante salientar a compreensão sócio-genética do desenvolvimento humano. Vygotski destaca que não é possível haver um desenvolvimento da linguagem e do pensamento, sem qualidade nas interações interpsicológicas. Este aspecto pode configurar-se de forma problemática na situação das crianças com necessidades especiais, cujo histórico aponta com freqüência para situações de isolamento social. A importância da convivência escolar sem delimitações ou “homogeneidades” é primordial, pois pode criar um círculo de riqueza interpessoal que provoque trocas e mediações psicossociais indispensáveis para o desenvolvimento infantil. Neste sentido, adquire pleno sentido o projeto de inclusão escolar da criança com necessidades educacionais especiais, em que sua convivência com os pares não se limite às crianças “iguais”, porém haja uma possibilidade ampliada de convivência nas “diferenças” interpessoais.
Palavras-chave: Vygotski. Eeducação Inclusiva. Deficiência.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Declaration of originality
We declare that all articles present in the journal Revista Educação Especial (UFSM) are originals and were not submitted for publishing on any other publication, as a whole or a fraction. We also declare that, after being published by Revista Educação Especial (UFSM), a paper will not be submitted to another journal within two years. After this time, our journal transfers the publishing rights to the authors, with a permit granted by the Editorial Council.
We also acknowledge that the originals’ submission to Revista Educação Especial (UFSM) implies on a transference of copyright for physical and digital publishing to the journal. In case of noncompliance, the violator will receive sanctions and penalties predicted by the Brazilian Copyright Protection Law (n. 9610, dated 19/02/98).