<b>O pioneirismo da escola flämming na proposta de integração (inclusão) escolar na Alemanha: aspectos pedagógicos decorrentes</b>

Autores

  • Hugo Otto Beyer Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Resumo

A escola Flämming, em Berlim, é um marco pioneiro na história da integração (inclusão) escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na Alemanha. Tendo iniciado como uma pequena experiência, acalentada por um grupo de pais de crianças com deficiência, primeiramente na pré-escola, para avançar através do ensino fundamental, consolidou-se como uma experiência que se tornou paradigmática para novas experiências de integração escolar em outros estados alemães. Depois de quase 30 anos, vários princípios pedagógicos decorrem desta experiência: o ensino orientado ao aluno, como base da educação inclusiva; a individualização dos alvos; a individualização da didática; a individualização da avaliação; o sistema de bidocência; o princípio da comunalidade; o princípio da necessidade; o princípio da proximidade e o princípio da adaptação (conceito da educação especial “subsidiária”).

Palavras-chave: Escola Flämming. Inclusão Escolar. Princípios Pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Beyer, H. O. (2012). <b>O pioneirismo da escola flämming na proposta de integração (inclusão) escolar na Alemanha: aspectos pedagógicos decorrentes</b>. Revista Educação Especial, 09–24. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4900

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua