<b>As demandas requeridas para o trabalhador com deficiência no Brasil na década de 1990<b/>
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X3793Palabras clave:
Professional education policy, Person with disability, Process of professional education and work placement (PECT).Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3793
As mudanças que ocorreram na esfera da produção capitalista conferiram novas perspectivas e demandas para a reestruturação do ensino médio e profissional, ocorrido na segunda metade dos anos de 1990. A preocupação da inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho situa-se na referida década, sendo que a partir do Processo de Educação Profissional e Colocação no Trabalho (PECT), as APAES do Brasil objetivaram ultrapassar o caráter ocupacional e terapêutico que a profissionalização tinha até então. Objetiva-se, a partir da análise documental, demonstrar que o PECT, sustentado pela Federação Nacional das APAES (FENAPAES), ao estar inserido na dinâmica do processo de reestruturação produtiva refletiu, em certa medida, as competências e habilidades básicas exigidas para o trabalhador com deficiência na década de 1990.
Palavras-chave: Política de educação profissional; Pessoa com deficiência; Processo de educação profissional e colocação no trabalho (PECT).
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