Pensando a inclusão que temos para tecer a inclusão que queremos: refletindo sobre a (re)orientação político-pedagógica do PME de Itaguaí/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X32960

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação de Itaguaí, Políticas públicas, Público-alvo da Educação Especial.

Resumo

Este artigo tem como objeto de investigação o Plano Municipal de Educação de Itaguaí/RJ, que foi reformulado no ano de 2015, com validade até o ano de 2025. Para tal, tomando conhecimento da relevância do PME (2015) de Itaguaí, no que se refere a (re)orientação da educação do Município, este estudo teve como objetivo pesquisar/problematizar qual (re)orientação inclusiva está instituída para o atendimento pedagógico e educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial do Município. Neste sentido, como procedimento metodológico realizamos análise documental que consistiu na reflexão acerca do vigente Plano Municipal de Educação de Itaguaí. A concepção metodológica desta pesquisa se fundamenta na indissociabilidade entre teoria e método posta na Teoria Crítica da educação. O pensamento de Theodor Adorno subsidiou nossas análises, assim como as reflexões de Damasceno e Costa, comentadores de seu pensamento. Identificamos que o PME (2015) representa uma significativa conquista para a educação do Município, pois apresenta disposições político-pedagógicas que colaboram com a inclusão escolar de estudantes público-alvo da Educação Especial. Assim, torna-se urgente que o instituído no PME (2015) se implemente na esfera instituinte dos movimentos democráticos desta rede de ensino.

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Biografia do Autor

Patrícia Ferreira de Andrade, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pedagoga pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e Mestre em Educação pela mesma Universidade, através do PPGeduc (Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) Atualmente atua no cargo Professora I Educação Especial no Município de Duque de Caxias/RJ

Allan Rocha Damasceno, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Allan Damasceno têm sua área de formação inicial em Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal Fluminense, Orientador Educacional e Supervisor Escolar, atuando na perspectiva da constituição da escola democrática/inclusiva. Mestre e Doutor em Educação, com ênfase na modalidade de ensino Educação Especial, pela Universidade Federal Fluminense. É Professor Adjunto do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Andrade, P. F. de, & Damasceno, A. R. (2019). Pensando a inclusão que temos para tecer a inclusão que queremos: refletindo sobre a (re)orientação político-pedagógica do PME de Itaguaí/RJ. Revista Educação Especial, 32, e48/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X32960

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua