Resultados de pesquisas sobre as políticas de avaliação em larga escala em educação e seus impactos na escola

Autores

  • Claudia de Oliveira Fernandes Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO
  • Henrique Dias Gomes de Nazareth Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X32906

Palavras-chave:

avaliação em larga escala, cotidiano escolar, políticas meritocráticas

Resumo

O presente artigo tem como pano de fundo teórico o debate acerca do papel social da educação escolar, pois, ao optar por pesquisar as políticas de avaliação em larga escala e seus impactos na escola, somos impulsionados por anseios de mudanças da realidade social e escolar, pela indignação frente aos quadros de fracasso escolar e pela latente vontade de visibilizar as experiências democráticas de educação existentes. O texto apresenta resultados de investigações realizadas no âmbito do grupo de pesquisas, discutindo as repercussões dos testes de larga escala para o cotidiano de escolas do município do Rio de Janeiro, com foco nas práticas das(os) professoras (es). Desvela também as astúcias e táticas (CERTEAU, 2008) que acontecem nas escolas quando os resultados dos testes de larga escala ficam associados às políticas bonificação, com ênfase na meritocracia. Tais táticas se revelam de muitas formas. Em especial, destacamos a prática observada nas escolas pesquisadas que, com o intuito de aumentar os índices de desempenho das mesmas, a equipe docente comunica aos responsáveis pelas crianças com necessidades educativas especiais que elas podem permanecer em casa nos dias dos exames externos. Essa medida revela o quanto a política de avaliação externa quando associada a políticas de bonificação afeta sobremaneira o papel social da escola. Os estudos não podem ser generalizados, pois são estudos de caso, mas revelam questões importantes para o campo da avaliação na sua relação com o papel social da educação escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia de Oliveira Fernandes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO

professora Associada da UNIRIO, profª da graduação e pós graduação, coordenadora da disciplina de Avaliação e Educação no curso de Licenciatura em Pedagogia da UAB; coordenadora do grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo/GEPAC/CNPq; vice-coordenadora do Programa de Pós graduação em Educação da UNIRIO/PPGEDU.

Henrique Dias Gomes de Nazareth, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014) e está cursando o doutorado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, professor-tutor do curso de pedagogia EAD da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e bolsista capes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional, políticas educacionais, qualidade na educação e avaliação de larga escala. 

Referências

AFONSO, Almerindo J. Sociologia da Avaliação: problemas de delimitação de um campo teórico-conceptual. Políticas Educativas e Avaliação Educacional. Braga: Universidade do Minho, pp. 74-76, 1998.

_____________ Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

APPLE, Michael W. Para além da lógica do mercado: Compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Rio de Janeiro: DP&A Editora. 2005.

CERTEAU, Michael. A invenção do cotidiano. 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.

ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no cotidiano escolar. In: ESTEBAn, M. T. (org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro, ed. DP&A, 1999, 1ª edição.

____________________. Silenciar a polissemia e invisibilizar os sujeitos: indagações ao discurso sobre a qualidade da educação. Portugal, Universidade do Minho, Revista Portuguesa de Educação, 2008, 21(1), pp. 5-31.

FERNANDES, Claudia de O. A necessária superação da dicotomia no debate séries-ciclos na escola obrigatória. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p.881-894, set./dez. 2010a.

________________________. Avaliação: um diálogo com professores. In: SILVA, J., HOFFMAN, J. e ESTEBAN, M. T.(orgs.) Práticas Avaliativas em todas as áreas: rumo às aprendizagens significativas. Porto Alegre, Ed. Mediação, 2010, 7ª edição.

FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender. São Paulo, Editora UNESP, 2009.

FREITAS, Luiz Carlos. et al. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. Petrópolis: Vozes, 2009.

LOCH, Jussara M. de Paula. O desafio da ética na avaliação. In: SILVA, J., HOFFMAN, J. e ESTEBAN, M. T.(orgs.) Práticas Avaliativas em todas as áreas: rumo às aprendizagens significativas. Porto Alegre, Ed. Mediação, 2010, 7ª edição.

NAZARETH, Henrique. D. G. Qualidade da educação e avaliação: uma análise na mídia impressa. Relatório de pesquisa de iniciação científica, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, 2011.

RIO DE JANEIRO (RJ). Secretaria Municipal de Educação. Educação em Números. Rio de Janeiro. 2018a. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/educacao-em-numeros. Acesso em 15/05/2018.

________________________. Educação Especial. Rio de Janeiro. 2018b. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/educacao-especial. Acesso em 29/05/2018.

________________________. Resolução SME nº 1078, de 27 de maio de 2010. D. O. Rio, Rio de Janeiro, 27 maio, 2010.

SANTOMÉ, J. T. A Instituição Escolar e a Compreensão da Realidade: o Currículo Integrado. In: HERON, L. da. et al. (orgs.) Novos Mapas Culturais/ Novas Perspectivas Educacionais. Porto Alegre, Ed. Sulina, pp.58-74, 1996.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Fernandes, C. de O., & Nazareth, H. D. G. de. (2018). Resultados de pesquisas sobre as políticas de avaliação em larga escala em educação e seus impactos na escola. Revista Educação Especial, 31(63), 893–906. https://doi.org/10.5902/1984686X32906

Edição

Seção

Dossiê – Avaliar, diagnosticar, medir: das práticas avaliativas a avaliações em larga escala na Educação Especial