Neurociências, altas habilidades e implicações no currículo

Autores/as

  • Amauri Betini Bartoszeck Departamento de Fisiologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14284

Palabras clave:

Neurociências, Altas Habilidades, Currículo.

Resumen

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14284

O presente estudo inicialmente define e descreve as sub-disciplinas que compõem as neurociências com potenciais aplicações educacionais para crianças e adultos  identificados com altas habilidades. Objetiva-se com uma breve introdução morfofuncional ao sistema nervoso que serve de pano de fundo para auxiliar o entendimento da ponte teórico-experimental da relação de neurociências e altas habilidades. São salientados aspectos da base evolucionista e biológica, que conjectura-se possam estar estruturados nos circuitos neuronais, subjacentes aos padrões de realce da sensibilidade auditiva e eficiência da memória. Discute-se como se dá a codificação da informação, formas de detectar associações e analogias, exemplificando-se regiões cerebrais envolvidas no pensamento matemático. São analisadas modificações estruturais e a dinâmica da plasticidade sináptica subjacentes à “talentosidade” e como a base genética interage com as experiências do ambiente. São também discutidos métodos usuais na identificação de crianças e adolescentes com indicação de superdotação. Avaliam-se comparativamente características de crianças “prodígios” e “savants”. São listadas perguntas motivadoras e instigantes para o aprofundamento de pesquisas em neurociências que possam consolidar o conhecimento de como áreas do cérebro processam a informação  de modo vantajoso no raciocínio e aprendizagem, com implicações para educadores. Conclui-se com sugestões de métodos alternativos de ensino, enfatizando-se exemplos de aplicações práticas na área de ciências biológicas.

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Biografía del autor/a

Amauri Betini Bartoszeck, Departamento de Fisiologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná

  • Professor Adjunto IV de Fisiologia, Fellow Society of Biology [UK], Fellow in Basic Medical Education/Physiology ECFMG [US], consultor acadêmico e de pesquisa científica. 

Publicado

2014-09-23

Cómo citar

Bartoszeck, A. B. (2014). Neurociências, altas habilidades e implicações no currículo. Revista De Educación Especial, 27(50), 611–626. https://doi.org/10.5902/1984686X14284

Número

Sección

Dossiê: Altas Habilidades/Superdotação