<b> Adequação de demandas funcionais de atividades para a participação escolar de crianças com disfunções neuromotoras <b/>

Autores/as

  • Débora Morais Pereira
  • Rita de Cássia Tibério Araújo Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Lígia Maria Presumido Bracciali Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X1059

Palabras clave:

Special Education, Physical desabilities, Adapted resource.

Resumen

 

A participação escolar é condição essencial para a construção do conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento. Déficits neurológicos podem afetar a capacidade da criança para explorar o ambiente e se engajar em atividades típicas. Considerando a importância de se incentivar profissionais da área da educação a realizarem adaptações simples nas atividades escolares do dia-a-dia, este trabalho teve como objetivo adaptar, com materiais de baixo custo, recursos lúdicos e didáticos para crianças com distúrbios neuromotores. Foram objetos de estudo oito recursos adaptados prescritos e elaborados para três crianças com diagnóstico de paralisia cerebral: dominó, quebra-cabeça, jogo de memória, alfabeto móvel imantado, cruzadinha, boneco de esquema corporal, adaptação de lápis para escrita e pulseira de chumbada. A análise desses recursos ocorreu sob parâmetros do design convencional e das competências de manuseio, seguida pela identificação das condições limitantes da capacidade motora dos casos observados, indicação dos materiais utilizados na adaptação e possíveis finalidades. Este estudo oferece subsídios para a implementação de estratégias pedagógicas no atendimento do aluno com distúrbios neuromotores.



Palavras-chave: Educação especial; Deficiência física; Recurso adaptado.

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Biografía del autor/a

Rita de Cássia Tibério Araújo, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Supervisora do Programa de Aprimoramento Profissional de Terapia Ocupacional na Interface Saúde e Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus Marília

 

Doutora do Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus Marília

 

Lígia Maria Presumido Bracciali, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Coordenadora do Programa de Aprimoramento Profissional de Terapia Ocupacional na Interface Saúde e Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus Marília

 

Livre Docente do Departamento de Educação Especial da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus Marília

Publicado

2010-10-29

Cómo citar

Morais Pereira, D., Tibério Araújo, R. de C., & Bracciali, L. M. P. (2010). <b> Adequação de demandas funcionais de atividades para a participação escolar de crianças com disfunções neuromotoras <b/>. Revista De Educación Especial, 23(38), 423–442. https://doi.org/10.5902/1984686X1059

Número

Sección

Artigos – Demanda contínua