Treino de Habilidades Comportamentais sobre o Ensino Preciso de Repertórios por Estudantes de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X87689

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, BST, DTT

Resumo

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é utilizada na resolução dequestões humanas, incluindo o tratamento doTranstorno do Espectro Autista (TEA). O Behavioral Skills Training (BST) pode ser utilizado na capacitação de interessados em implementar intervenções deABA para aprendizes com TEA. Esta pesquisa avaliou a eficácia do BST sobre a capacitação de duas estudantes de Pedagogia para o ensino preciso de recontagem narrativa de histórias e responder perguntas sobre elas via tentativas discretas (discrete trial teachingDTT) para uma experimentadora e para duas crianças com TEA (em sonda de generalização pós-treino). Procedimentos da ABA podem produzir melhora na organização e coerência de narrativas, implicando em ganhos sociais e acadêmicos de compreensão textual. Isso justifica a definição de futuros profissionais de educação como público-alvo da capacitação, e que poderão desenvolver no futuro intervenções de um para um durante o contraturno escolar.Na pesquisa, o BST envolveu componentes de instrução didática, modelação, ensaio comportamental e feedback de desempenho. Durante a linha de base, nenhuma estudante demonstrou ensino precisopara a experimentadora. Quando etapas de treino BST com feedback por tentativa e por blocos de tentativas foram definidas, ambas as estudantes passaram a realizar um ensino com precisão de acima de 90% de componentes de DTT implementados corretamente. Houve generalização do ensino preciso para duas crianças com TEA, envolvendo uma nova história. A manutenção foi demonstrada duas semanas depois. As estudantes avaliaram positivamente sua capacitação a partir de um questionário de autoavaliação. Limitações e encaminhamentos para investigações futuras foram discutidos.

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Biografia do Autor

Larissa Ferreira Guimarães, Universidade Federal do Maranhão

Psicóloga pela Universidade CEUMA (2019) especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Quadros Relacionados também pela Universidade CEUMA, mestra em Psicologia pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão). Possui Registro Técnico Comportamental (RBT-ABA) pela Instituição Growing Piece by Piece Brasil (2019). Participou do grupo de estudos e pesquisa em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA pela Universidade CEUMA (2016). Exerceu, como voluntária, intervenções em Análise do Comportamento Aplicada no Laboratório de Avaliação, Pesquisa e Intervenção ao Transtorno do Espectro Autista (LAPITEA) entre os anos de 2016 e 2019. Foi parceira do Núcleo Evoluir - Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Acompanhamento em Psicologia Educacional para processos de Inclusão - atuando como Acompanhante Terapêutico (AT), realizando atendimentos e acompanhamento educacional a pessoas com autismo e quadros semelhantes.

Daniel Carvalho de Matos, Universidade Federal do Maranhão

Psicólogo pela Universidade Ceuma (2004). Mestre (2007) e Doutor (2013) em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Pessoa com Transtorno do Espectro Autista -TEA (CID 10: F84.0). Pesquisador pelo Instituto Evoluir - Centro de Ensino e Pesquisa em Psicologia, Educação Inclusiva e Saúde do Maranhão (instituição sem fins lucrativos e com colaboração gratuita). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão (como externo à UFMA), orientando trabalhos com ênfase em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA e outros casos de desenvolvimento atípico e Psicologia Escolar e Educacional com ênfase em inclusão escolar e social. Experiência com prática supervisionada de intervenção comportamental baseada em ABA a pessoas com TEA e quadros relacionados com propósitos de ensino, pesquisa e extensão. Professor do curso de Psicologia da Universidade Ceuma. Fundador e coordenador do Laboratório de Avaliação, Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro Autista (LAPITEA) da Universidade Ceuma. Editor associado da revista Perspectivas em Análise do Comportamento (colaborando gratuitamente). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Ceuma. Membro do GT 79 - Transtorno do Espectro Autista (TEA): Pesquisas na saúde e educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

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Publicado

2024-07-15

Como Citar

Guimarães, L. F., & Matos, D. C. de. (2024). Treino de Habilidades Comportamentais sobre o Ensino Preciso de Repertórios por Estudantes de Pedagogia. Revista Educação Especial, 37(1), e25/1–30. https://doi.org/10.5902/1984686X87689