Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e Dislexia

Dias Tânia, Helena Mesquita

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5646


Projetando-se para além da ideia do corpo orgânico e expressivo e, cimentando uma estreita relação entre motricidade, cognição e linguagem, as atuais práticas de Psicomotricidade alcançam um novo campo concetual. Neste artigo, de natureza qualitativa, pretendeu-se traçar o perfil psicomotor de uma criança de 8 anos com Perturbação Específica da Linguagem (PEL) e Dislexia, através da aplicação da Bateria de Observação Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca e correlacioná-lo com o perfil cognitivo e linguístico. Através da triangulação dos resultados obtidos nos testes psicomotores, cognitivos e linguísticos corroboraram-se os dados encontrados na literatura, que apontam claramente para a existência de co-morbilidade entre PEL, Dislexia e alterações no perfil psicomotor, demonstrando, assim, uma forte correlação entre psicomotricidade, cognição e linguagem. Por conseguinte, torna-se urgente e exequível sensibilizar a família, os técnicos de saúde e da educação para a necessidade de uma intervenção multidisciplinar, nas áreas da psicomotricidade e linguagem, quer a nível profilático quer reabilitativo.

 

Palavras-chave: Bateria de observação psicomotora; Perturbação específica da linguagem; Dislexia.


Palavras-chave


Observation Psychomotor’s Battery; Specific Language Impairment; Dyslexia.

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DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X5646

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ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

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