Livro em multiformatos: o espelho mágico
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X54666Palavras-chave:
Acessibilidade, livro em multiformatos, Desenho Universal.Resumo
O objetivo desse trabalho é apresentar o percurso de criação da obra literária acessível O espelho mágico e trazer elementos que fundamentam a produção acessível de um livro em multiformatos. Diante dos postulados teóricos e legais, que versam sobre os direitos da pessoa com deficiência, discute-se um pouco a luta pela afirmação de direitos da pessoa com deficiência e seu papel de protagonista nos processos sociais de tomadas de decisões. Na metodologia, apresentam-se os diferentes formatos do livro e os caminhos para a produção de cada um deles. A partir dos instrumentos teóricos e legais que versam sobre acessibilidade, descreve-se como os diferentes formatos do livro foram estruturados, de modo a possibilitar a fruição estética da obra e o ato comunicacional do texto pelo maior número de pessoas possível dentro da perspectiva do Desenho Universal. Ao final, ressalta-se a importância da produção de livros em multiformatos e da consultoria para a produção de material acessível.
Downloads
Referências
AMARANTE, Paulo; LIMA, Ricardo (Coord.) Nada sobre nós sem nós. Relatório final. / Oficina nacional / Coordenado por Paulo Amarante e Ricardo Lima. [Rio de Janeiro]: s.n., 2009. 125p. Disponível em: www.abrasme.org.br/arquivo/download?ID_ARQUIVO=3709. Acesso em: 21 ago. 2020.
Associação Brasileira de Normas Técnicas [ABNT]. NBR 15599. Acessibilidade: comunicação na prestação de serviços. Rio de Janeiro: ABNT, 2008. 39p.
AUDACITY. Editor e gravador de áudio gratuito. Página inicial. 2020. Disponível em: https://www.audacityteam.org/. Acesso em: 21 ago. 2020.
BORGES, José Antônio. DOSVOX – um novo horizonte para deficientes visuais. Revista Técnica do Instituto Benjamin Constant. n. 3, 1997.
BRASIL. Lei 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília. Casa Civil. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 26 jun. 2018.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Diretoria de Políticas de Educação Especial. A consolidação da inclusão escolar no Brasil 2003 a 2016. Brasília: 2016. Disponível em: http://www.ufpb.br/cia/contents/manuais/a-consolidacao-da-inclusao-escolar-no-brasil-2003-a-2016.pdf. Acesso em: 12 jul. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Normas técnicas para a produção de textos em Braille / elaboração: DOS SANTOS, Fernanda Christina; OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira de. Brasília-DF, 2018a, 3ª edição. 120p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Grafia Braille para a Língua Portuguesa / Elaboração: DOS SANTOS, Fernanda Christina; DE OLIVEIRA, Regina Fátima Caldeira. Brasília-DF, 2018b, 3. ed. 95p.
CONNELL, Bettye Rose. et al. The principles of universal design. The Center for Universal Design. NC State University, 1997. Disponível em: https://projects.ncsu.edu/ncsu/design/cud/about_ud/udprinciplestext.htm. Acesso em: 15 ago. 2020.
FRANCO, Eliana Paes Cardoso; SILVA, Manoela Cristina Correia Carvalho. Audiodescrição: breve passeio histórico. In: MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello; FILHO, Paulo Romeu (Org.) Audiodescrição: transformando imagens em palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. 2010. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/planejamento/prodam/arquivos/Livro_Audiodescricao.pdf. Acesso em: 21 ago. 2020.
CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 13º ed. São Paulo: Global, 2004.
CAVALCANTI, Luísa. Entrevista Claudia Werneck. Responsabilidade social. EDIÇÃO Nº 192. Maio 2015. Disponível em: http://www.responsabilidadesocial.com/entrevista/claudia-werneck/. Acesso em: 12 jun. 2019
CUCA. Página inicial. 2020. Disponível em: https://www.cuca.bio.br/sub-o-que-e. Acesso em: 21 ago. 2020.
IBGE EDUCA. Conheça o Brasil – População pessoas com deficiência. 2010. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html. Acesso em: 11 ago. 2020.
IBGE. Censo Demográfico 2010 – Características Gerais da População, religião e pessoas com deficiência. IBGE, 2012. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf. Acesso em: 19 jul. 2019.
IBGE. Uso de Internet, televisão e celular no Brasil. 2017. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/2697-ie-ibge-educa/jovens/materias-especiais/20787-uso-de-internet-televisao-e-celular-no-brasil.html. Acesso em: 29 mai. 2019.
KLIX, Tatiana. Torne suas aulas mais interativas com QR Codes. Revista Nova Escola, Blog Tecnologia na Educação. Fev. 2017. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4733/blog-tecnologia-torne-suas-aulas-mais-interativas-com-qr-code. Acesso em: 01 jun. 2019
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A coesão textual. 21. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. O Texto e a construção dos sentidos. 9. ed. São Paulo; Contexto. 2010.
LEITE, Flavia Piva Almeida. A convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência: amplitude conceitual. Revista de Direito Brasileira. Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 31-53, jul/dez 2012
LIMA, Francisco José de. Introdução aos estudos do roteiro para áudio-descrição: sugestões para a construção de um script anotado. In: Revista Brasileira de Tradução Visual. vol. 7. n. 7. 2011. Disponível em: http://www.associadosdainclusao.com.br/enades2016/sites/all/themes/berry/documentos/08-introducao-ao-estudo-do-roteiro.pdf. Acesso em: 01 jun. 2019.
MONTEIRO, Felipe Vieira; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. A consultoria para um livro em multiformato no contexto educacional. RevistAleph. N. 10, 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistaleph/article/view/42172/25230. Acesso em: 11 ago. 2020.
NUNES, Clarisse; MADUREIRA, Isabel. Desenho Universal para a Aprendizagem: Construindo práticas pedagógicas inclusivas. In: Da Investigação às Práticas, v. 5, n. 2, p. 126-143, 2015. Disponível em: http://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/5211/1/84-172-1-SM.pdf. Acesso em: 11 ago. 2020.
PINTO, Loide Leite Aragão. Criação de obra literária acessível: O Espelho Mágico. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Monografia. Rio de Janeiro, 2019a. 104f.
PINTO, Loide Leite Aragão. O espelho mágico. In: Livros acessíveis: histórias em múltiplos formatos. Rio de Janeiro, 2019b. Disponível em: https://www.loidearagao.com/oespelhomagico. Acesso em: 23 out. 2020.
SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento educacional especializado: deficiência visual. Brasília: Cromos, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_dv.pdf. Acesso em: 22 de maio de 2019.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação. Fundação Catarinense de Educação Especial. Guia prático para adaptação em relevo/, Jussara da Silva (Coord.). São José: FCEE, 2011. Disponível em: https://www.fcee.sc.gov.br/informacoes/biblioteca-virtual/educacao-especial/cap/512-guia-pratico-de-apaptacao-em-relevo/file. Acesso em: 21 ago. 2020.
SILVA, Asafe Davi Cortina; FINATTO, Maria José Bocorny. Orientações básicas para a simplificação de um texto. Material em slides. Porto Alegre: UFRGS, 2018. Disponível em: http://www.ufrgs.br/textecc/acessibilidade/files/COMO_SIMPLIFICAR_2018_Asafe_Mjose2.pdf. Acesso em: 19 mai. 2019.
SOUSA, Célia. E se entrasse numa livraria e pedisse um livro MULTIFORMATO? III Encontro sobre inclusão em contexto escolar. Apresentação em slides, 2018. Disponível em: http://eventos.ccems.pt/inclusao/userfiles/File/Apresentacoes2018/CeliaSousa.pdf. Acesso em: 12 jun. 2019.
UFRJ. Braille Fácil 4.0. 2019. Disponível em: http://intervox.nce.ufrj.br/brfacil/. Acesso em: 11 de agosto de 2020.
WAVOSAUR. Editor de áudio gratuito, 2020. Página inicial. Disponível em: http://www.wavosaur.com. Acesso em: 21 ago. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).