O jogo clownesco e sua dimensão para a educação dos Portadores de Necessidades Especiais – PNES

Autores

  • Rozane Silva Cardoso Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Odila Mara Barcelos Nunes Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
  • Carmen Maria Andrade Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação, Jogo clownesco, Portador de Necessidades Especiais.

Resumo

O Objetivo deste texto é lançar a discussão do jogo clownesco como possibilidade de metodologia para o trabalho educacional com Portadores de Necessidades Especiais - PNEs. O estudo se desenvolveu no NEPES, na UFSM, RS, durante o ano de 1998, com uma turma de jardim. A ação foi conduzida pelo Grupo "O Tau do Claun", que se baseou nas técnicas teatrais do clown para criar um diferencial nos métodos de trabalhos com os PNEs. O processo conduzido favoreceu modificações e inseriu o deficiente ao lúdico, proporcionando-lhe a interação social, a expressar-se através dessa linguagem.

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Como Citar

Cardoso, R. S., Nunes, O. M. B., & Andrade, C. M. (2012). O jogo clownesco e sua dimensão para a educação dos Portadores de Necessidades Especiais – PNES. Revista Educação Especial, 55–62. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5134

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua