<b>O direito à diferença nas escolas – questões sobre a inclusão escolar de pessoas com e sem deficiências.</b>

Autores

  • Maria Teresa Eglér Mantoan Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo

Resumo

A proposta de se incluir todos os alunos em uma única modalidade educacional, o ensino regular, tem se chocado com uma cultura assistencialista/terapêutica da educação especial e com o conservadorismo de nossas políticas públicas na área. Mas, a Constituição de 1988 é suficientemente avançada para contrapor-se a estas políticas, à nossa lei educacional e a outros documentos que dela derivam, pois não permite a diferenciação pela deficiência. Este artigo focaliza essas posições nos âmbitos jurídico e educacional.

Palavras-chave: inclusão, educação especial, ensino regular, legislação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Mantoan, M. T. E. (2012). <b>O direito à diferença nas escolas – questões sobre a inclusão escolar de pessoas com e sem deficiências.</b>. Revista Educação Especial, 17–23. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4952

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua