Soluções visuais atípicas em vídeos digitais em línguas de sinais: proposta de um catálogo para os produtores de vídeo

Luiz Alexandre da Silva Rosado, Cristiane Correia Taveira

Resumo


É recente a expansão das línguas de sinais em espaços digitais. Esse crescimento é, em parte, devido aos meios de produção de vídeos, cada vez mais acessíveis (câmeras e softwares de edição de vídeo), e aos recursos de armazenagem e acesso em grande escala, através de repositórios de vídeos digitais online, que ascenderam nos últimos quinze anos. Para além da janela do intérprete e das legendas amarelas, visando contribuir com novas produções, o artigo apresenta o mapeamento de 13 soluções visuais atípicas, a partir de análise empreendida pelo grupo de pesquisa “Educação, mídias e comunidade surda” de 24 vídeos digitais, em que a língua de sinais é predominante. Entre as marcas distintivas destas soluções visuais estão (1) a variação original de uma ou mais propriedades dos elementos básicos da composição visual, (2) a relação original do elemento básico com alguma informação que só seria identificada por uma pessoa não-surda e (3) as ênfases que complementam visualmente tanto sentimentos quanto informações expressas pelo ator/intérprete, seja sinalizante ou oralizante. Esperamos que com este detalhamento, além de novas pesquisas sobre soluções visuais incomuns, estas que mapeamos também sejam replicadas em futuras produções de vídeos voltados à comunidade surda.


Palavras-chave


Vídeos digitais; gramática visual; soluções visuais.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


ADORNO, Theodor Wiesengrund; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Riuo de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: Uma psicologia da visão criadora: nova versão. 7. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

AUMONT, Jacques. A imagem. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 1993.

BARROS, Mariângela Estelita. ELiS - sistema brasileiro de escrita das línguas de sinais. Porto Alegre: Penso, 2015.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter (Org.), Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987, p. 165-196.

BRITO, Rita de Cássia Martins Costa. Da janelinha para o janelão: relevância da primeira web TV bilíngue Português/Libras - TV INES - para o acesso à informação e à criatividade dos surdos. 2018. 191 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2018.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003 [2000].

DONDIS, Donis. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FISCHER, Steven Roger. História da escrita. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

FLUSSER, Vilém. A escrita – há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.

HAROT, Halina. The Visual Culture and Visual Thinking. In: HAROT, Halina; ŚNIADKOWSKI, Mariusz. (Org.). Visual Thinking – Visual Culture – Visual Pedagogy. Politechnika Lubelska: Lublin, Polônia, 2014, p. 9-22.

JOLY, Martine. Introdução à análise de imagem. Campinas: Papirus Editora: 2012.

KARNOPP, Lodenir; KLEIN, Madalena; LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise (Org.). Cultura Surda na contemporaneidade: negociações, intercorrências e provocações. 1. ed. Canoas: Ed ULBRA, 2011.

KITTLER, Friedrich. Mídias ópticas: curso em Berlim. Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.

LEBORG, Christian. Gramática Visual. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Editora Cultrix, 2001.

MITCHELL, William John Thomas. Iconology: Image, Text, Ideology. Chicago, EUA: The University of Chicago Press, 1986.

O'REILLY, Tim. What Is Web 2.0 - Design Patterns and Business Models for the Next Generation of Software. O'Reilly Publishing, 2005. Disponível em: http://www.oreilly.com/pub/a/web2/archive/what-is-web-20.html. Acesso em: 5 mai. 2016.

ROSADO, Luiz Alexandre da Silva. Se você disponibilizar, eles construirão? A educação capturada pelo ideário da cultura hacker e algumas reflexões sobre os modelos contemporâneos de EaD. Revista da Educação a Distância - Re@d, v.1, n. 1, jan./jun. 2019.

ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; SOUSA, Alexandre de Melo; NEJM, Vivian Castelo Baltar. A produção de vídeo no contexto da surdez: relato de uma experiência mídia-educativa na disciplina TICs do curso bilíngue de Pedagogia do INES. Revista Espaço, n. 48, p. 197-217, jul./dez. 2017.

ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; TAVEIRA, Cristiane Correia. Proposta de uma gramática visual para descrição e análise composicional de vídeos digitais em línguas de sinais. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 25, n. 3, p. 355-372, jul./set. 2019.

ROSE, Gillian. Visual Methodologies: an introduction to the interpretation of Visual Materials. 2. ed. Londres: SAGE Publications Ltd, 2007.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras: FAPESP, 2005.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. 1. ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SHIRKY, Clay. Lá vem todo mundo: o poder de organizar sem organizações. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

STUMPF, Marianne Rossi. Aprendizagem de escrita de língua de sinais pelo sistema SignWriting: línguas de sinais no papel e no computador. 2005. 330 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.

TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva. Monografar em Libras: buscando padrões de escrita em vídeo-registros acadêmicos. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 6, p. 498-529, 2018.

TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva. Produção visual na comunidade surda: prática pedagógica, comunicação e linguagens. Projeto de pesquisa. Rio de Janeiro, 2015, 9 p. Disponível em: https://edumidiascomunidadesurda.files.wordpress.com/2016/05/cristiane-taveira-e-alexandre-rosado-projeto-de-pesquisa-resumido.pdf. Acesso em: 22 nov. 2019.

TAVEIRA, Cristiane Correia; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva. Vídeos digitais em línguas de sinais: contribuições dos estudos da visualidade para a compreensão da surdo-memória nascente. Projeto de pesquisa. Rio de Janeiro, 2019, 18 p. Disponível em: https://edumidiascomunidadesurda.files.wordpress.com/2019/10/projeto-de-pesquisa-educaccca7acc83o-micc81dias-e-comunidade-surda-2019-2022-sem-assinatura-1.pdf. Acesso em: 22 nov. 2019.




DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X44073

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________