<b>Memória em dislexia do desenvolvimento e surdez congênita: comparando arquiteturas cognitivas</b>

Autores

  • Fernando C. Capovilla Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo
  • Alessandra G. S. Capovilla Universidade São Francisco, São Paulo, São Paulo

Resumo

O modelo de memória verbal de Baddeley é usado para comparar o processamento de informação em dislexia do desenvolvimento e surdez congênita profunda. Em curvas de posição serial, o efeito de primazia revela a integridade do circuito fonológico, que permite reter fonologicamente a informação e consolidá-la na memória; o de recência, a integridade do circuito fonético, que permite reter articulatoriamente a informação sob audição e leitura orofacial. O Circuito Fonológico é composto de duas alças: uma, conectando Entrada a Saída, permite repetir pseudopalavras ouvidas; outra, conectando Saída a Entrada, permite ouvir-se pensando, refrescar a informação fonológica e memorizá-la. A alça conectando Entrada a Saída está comprometida na afasia de condução gerando inabilidade de repetir pseudopalavras ouvidas. A alça conectando Saída a Entrada está comprometida na dislexia de desenvolvimento, dificultando ouvir internamente o fluxo da fala durante leitura. O Circuito Fonético opera sempre que a fala é ouvida, articulada oralmente, ou lida orofacialmente. Nele, a Entrada é ativada na audição ou leitura orofacial; a Saída, na articulação subvocal. A alça conectando Entrada a Saída permite repetir pseudopalavras lidas orofacialmente. A alça conectando Saída a Entrada produz efeito de recência, permitindo manter traços de memória recente e elos da fala interna. Diferente da surdez congênita em que estão preservadas, na dislexia do desenvolvimento, as alças fonológica e fonética conectando Saída a Entrada estão comprometidas, dificultando o monitoramento do próprio ouvido interno e da própria voz interna durante a leitura e a escrita.

Palavras-chave: Memória. Dislexia. Surdez. Fonologia. Fonética.

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Como Citar

Capovilla, F. C., & Capovilla, A. G. S. (2011). <b>Memória em dislexia do desenvolvimento e surdez congênita: comparando arquiteturas cognitivas</b>. Revista Educação Especial, (28), 247–263. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4300

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua