As multiplicidades rizomáticas do sujeito-surdo-social-plural no processo de letramento bilíngue

Ângela Simone Mattos Esteves, Ruth Maria Mariani Braz, Dagmar de Mello e Silva

Resumo


Este é um estudo de caso atravessado por uma cartografia aqui apresentada como campo de forças e relações que nos faz refletir. Portanto, trata-se muito mais de agenciamentos sociais e científicos que transformaram modos de pensar do que propriamente de proposições a respeito de métodos adequados de como ensinar o Português para os surdos. Arriscaríamos dizer que este foi um trabalho auto formativo, que foi se desdobrando ao longo do tempo, mostrando-nos que precisamos dar continuidade ao processo de cartografar e “desemaranhar” as múltiplas linhas que enredam a teia histórica que separa surdos de ouvintes. Concluímos que as pessoas surdas também necessitam de metodologias diferenciadas que devem ser usadas por professores nas aulas, respeitando a sua singularidade linguística. Nem todos os surdos partem do mesmo ponto no ato de aprender e não dispõem dos mesmos recursos para isso. A análise desses registros nos permitiu observar a criação do ato de pensar. Sendo assim, este trabalho teve, também, a intenção de produzir cartografias possíveis desses processos através de registros manifestos do ato de pensar e, a partir disso, a construção das reflexões sobre o aprender que transcende o que se faz materialmente na sala de aula.


Palavras-chave


Escrita, Cartografia, Enunciação.

Texto completo:

PDF HTML

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec. 1990.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. Tradução de Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990

DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. 2ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DELEUZE, Gilles. Nietzsche et la Philosophie. Paris: PUF, 1962.

DELEUZE, Gilles. GUATARRI, Félix. Mil platôs. v. 1. Ed. 34. Rio de Janeiro: Letras, 2011.

DOLLE, Jean-Marie. Linguagem e Pensamento. In: Jean Piaget no século XXI escritos de epistemologia e psicologia genéticas. Marília: São Paulo Cultura Acadêmica: Oficina Universtária, 2011.

EL KHOURI, Mauro Michel. Rizoma e Educação: contribuições de Deleuze e Guattari. ABRAPSO/2011 In: http://www.abrapso.org.br/siteprincipal/images/Anais_XVENABRAPSO/198.%20rizoma%20e%20educa%C7%C3o.pdf – Acesso em: 25/06/2017.

FELIPE, Tanya A. Bilinguismo e surdez. In: Trabalho Linguística Aplicada, Campinas, (14): 101-112, julho/dezembro. 1989.

FERNANDES, Eulália. Problemas Linguísticos Cognitivos do Surdo. Rio e Janeiro: Agir,1990.

FERNANDES, Eulalia; RIOS, Katia Regina. Educação com bilinguismo para crianças surdas. INTERCÂMBIO, vol.VII, 1998.

GALLO, Sílvio. Filosofia e o exercício do pensamento conceitual na educação básica. In: Educação e Filosofia. Uberlândia, v.22, n. 44, p. 55-78, jul/dez, 2008.

GALLO, Sílvio. As múltiplas dimensões do aprender. In: COEB 2012. Congresso de Educação Básica: Aprendizagem e Currículo.

GOLDFELD, Márcia. A criança surda: Linguagem e cognição numa perspectiva sóciointeracionista. 2ª ed. São Paulo: Plexus Editora, 2002.

KOHAN, Walter Omar. Três lições de Filosofia da Educação. Educação & Sociedade, Campinas, vol. 24, n. 82, p. 221-228, abril 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n82/a12v24n82.pdf. Acesso em: 25/06/2017.

LEBEDEFF, Tatiana Bolívar. Aprendendo a ler “com outros olhos”: relatos de oficinas de letramento visual com professores surdos. Cadernos de Educação. FaE/PPGE/UFPel, Pelotas [36]: 175-195, maio/agosto. 2010.

MEGALE, Antonieta Heyden. Bilinguismo e educação bilíngue – discutindo conceitos. Revista Virtual de Estudos da Linguagem – ReVEL. V. 3, n. 5, agosto de 2005. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].

MOSTAFA, Solange Puntel. Vygotsky e Deleuze: um diálogo possível? Campinas: Alínea Editora, 2008.

PASSOS, Eduardo.; KASTRUP, Virgínia.; ESCÓSSIA, Liliana. (Orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PASSOS, Felipe Garcia. A cartografia digital na geografia escolar brasileira: contexto, características e proposições. PhD Thesis. Universidade de São Paulo.2017.

PENNINGS, Anthony J. (SD). What is Visual Literacy? http:// www.academic.marist.edu/pennings/viswhatis.htm Acesso em: 13/11/2004, p.20.

QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: aquisição da linguagem. São Paulo: Artmed, 1997.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante - cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lilian do Valle. 3 ed. 4ª reimp. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2015.

SÁNCHEZ, Carlos. La Educación de los Sordos en un Modelo Bilingue. Mérida, Venezuela, 1991.

SÁNCHEZ, Carlos. La increible y triste historia de la sordera. Merida, Venezuela: CEPROSORD, 1990.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 4. ed. São Paulo: Ed. Cultrix, 1995.

SKLIAR. Carlos. (org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e Linguagem. São Paulo. Martins Fontes, 2000.




DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X42625

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

Periodicidade: Publicação contínua

O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria. 

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

__________________________________________________