As multiplicidades rizomáticas do sujeito-surdo-social-plural no processo de letramento bilíngue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X42625

Palavras-chave:

Escrita, Cartografia, Enunciação.

Resumo

Este é um estudo de caso atravessado por uma cartografia aqui apresentada como campo de forças e relações que nos faz refletir. Portanto, trata-se muito mais de agenciamentos sociais e científicos que transformaram modos de pensar do que propriamente de proposições a respeito de métodos adequados de como ensinar o Português para os surdos. Arriscaríamos dizer que este foi um trabalho auto formativo, que foi se desdobrando ao longo do tempo, mostrando-nos que precisamos dar continuidade ao processo de cartografar e “desemaranhar” as múltiplas linhas que enredam a teia histórica que separa surdos de ouvintes. Concluímos que as pessoas surdas também necessitam de metodologias diferenciadas que devem ser usadas por professores nas aulas, respeitando a sua singularidade linguística. Nem todos os surdos partem do mesmo ponto no ato de aprender e não dispõem dos mesmos recursos para isso. A análise desses registros nos permitiu observar a criação do ato de pensar. Sendo assim, este trabalho teve, também, a intenção de produzir cartografias possíveis desses processos através de registros manifestos do ato de pensar e, a partir disso, a construção das reflexões sobre o aprender que transcende o que se faz materialmente na sala de aula.

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Biografia do Autor

Ângela Simone Mattos Esteves, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Mestra pela Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Ruth Maria Mariani Braz, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Professora doutora na Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Professora doutora na Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Esteves, Ângela S. M., Braz, R. M. M., & Silva, D. de M. e. (2020). As multiplicidades rizomáticas do sujeito-surdo-social-plural no processo de letramento bilíngue. Revista Educação Especial, 33, e77/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X42625

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua