<b>As demandas requeridas para o trabalhador com deficiência no Brasil na década de 1990<b/>

Autores

  • Ireni Marilene Zago Figueiredo UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel
  • Jackson Johann

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3793

Palavras-chave:

Professional education policy, Person with disability, Process of professional education and work placement (PECT).

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3793

 

As mudanças que ocorreram na esfera da produção capitalista conferiram novas perspectivas e demandas para a reestruturação do ensino médio e profissional, ocorrido na segunda metade dos anos de 1990. A preocupação da inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho situa-se na referida década, sendo que a partir do Processo de Educação Profissional e Colocação no Trabalho (PECT), as APAES do Brasil objetivaram ultrapassar o caráter ocupacional e terapêutico que a profissionalização tinha até então. Objetiva-se, a partir da análise documental, demonstrar que o PECT, sustentado pela Federação Nacional das APAES (FENAPAES), ao estar inserido na dinâmica do processo de reestruturação produtiva refletiu, em certa medida, as competências e habilidades básicas exigidas para o trabalhador com deficiência na década de 1990.

Palavras-chave: Política de educação profissional; Pessoa com deficiência; Processo de educação profissional e colocação no trabalho (PECT).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ireni Marilene Zago Figueiredo, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Cascavel

Graduada em Pedagogia (UNIOESTE). Mestre e Doutora em Educação (UNICAMP). Professora do Colegiado do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES/UNIOESTE.

Jackson Johann

Graduado em Filosofia (UNIOESTE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em educação da UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Cascavel – PR. Docente da Escola Especial Bem Me Quer – APAE de Toledo – PR.

Downloads

Publicado

2012-12-26

Como Citar

Figueiredo, I. M. Z., & Johann, J. (2012). <b>As demandas requeridas para o trabalhador com deficiência no Brasil na década de 1990<b/>. Revista Educação Especial, 26(45), 59–72. https://doi.org/10.5902/1984686X3793

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua