Desenho e escrita: características na produção gráfica de duas crianças com Síndrome de Down

Autores

  • Liane Carvalho Oleques Universidade do estado de santa catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X18141

Palavras-chave:

Desenho infantil, Escrita, Síndrome de Down.

Resumo

O presente artigo apresenta aspectos do desenvolvimento do desenho e da escrita de duas crianças com Síndrome de Down, que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Trás, também, importantes considerações para o projeto de pesquisa sobre ensino de desenho a crianças com deficiência intelectual. Para tanto, abordaremos questões sobre a gênese do desenho e da escrita, bem como reflexões sobre o ensino de desenho para crianças com deficiência e inclusão. Autores como Duarte e Wallon e Lurçat, subsidiam no tocante ao desenho e deficiência. Pillar, Ferreiro e Boneti nos auxiliam na compreensão do desenvolvimento da escrita. O trabalho consistiu em ensinar seis crianças com deficiência intelectual a desenharem esquemas gráficos. Durante o período de realização dessa tarefa, percebi que duas crianças com Síndrome de Down, ambas com nove anos, intercalavam desenho e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Oleques, L. C. (2016). Desenho e escrita: características na produção gráfica de duas crianças com Síndrome de Down. Revista Educação Especial, 1(1), 41–52. https://doi.org/10.5902/1984686X18141

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua