Desenho e escrita: características na produção gráfica de duas crianças com Síndrome de Down
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X18141Palavras-chave:
Desenho infantil, Escrita, Síndrome de Down.Resumo
O presente artigo apresenta aspectos do desenvolvimento do desenho e da escrita de duas crianças com Síndrome de Down, que frequentam a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Trás, também, importantes considerações para o projeto de pesquisa sobre ensino de desenho a crianças com deficiência intelectual. Para tanto, abordaremos questões sobre a gênese do desenho e da escrita, bem como reflexões sobre o ensino de desenho para crianças com deficiência e inclusão. Autores como Duarte e Wallon e Lurçat, subsidiam no tocante ao desenho e deficiência. Pillar, Ferreiro e Boneti nos auxiliam na compreensão do desenvolvimento da escrita. O trabalho consistiu em ensinar seis crianças com deficiência intelectual a desenharem esquemas gráficos. Durante o período de realização dessa tarefa, percebi que duas crianças com Síndrome de Down, ambas com nove anos, intercalavam desenho e escrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).