A pessoa com deficiência visual: considerações sobre a sua participação nas aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X13901Palavras-chave:
Educação Física, deficiência, trajetória, universitários, especiais, educação inclusiva.Resumo
A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais tem se tornado uma grande área de discursão na educação brasileira, por esse motivo este estudo objetivou analisar a trajetória da participação de pessoas com deficiência visual, nas aulas de Educação Física ao longo de seu processo de formação do ensino fundamental ao nível superior, para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 6 estudantes universitários com deficiência visual da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa-PB. As entrevistas foram gravadas e transcritas, após diversas leituras os resultados da pesquisa mostraram que 90% dos participantes não executaram aulas de Educação Física nas escolas da rede regular de ensino. Entre os motivos para que isto ocorresse está a atitude negativa e a falta de preparação do professor frente a condição da deficiência do aluno, excluindo o aluno sem mesmo oferecer oportunidade para participação da aula. Os entrevistados relataram que eram esquecidos no momento da aula de educação física, a falta de preocupação do professor para incluir, alguns relataram que não chegaram a conhecer o professor de educação física durante todo o ano letivo. Os participantes da pesquisa também afirmaram procurar instituições especializadas para ter o apoio que não era oferecido na escola regular, evidenciando por outro lado a intervenção positiva de profissionais de educação física nas escolas especiais. Conclui-se que apesar do direito legal à educação, na rede regular de ensino os alunos com deficiência visual não vem sendo incluídos nas aulas de educação física.
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