A pessoa com deficiência visual: considerações sobre a sua participação nas aulas de educação física

Joale Jefferson da Silva, Elaine Cappellazzo Souto

Resumo


A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais tem se tornado uma grande área de discursão na educação brasileira, por esse motivo este estudo objetivou analisar a trajetória da participação de pessoas com deficiência visual, nas aulas de Educação Física ao longo de seu processo de formação do ensino fundamental ao nível superior, para isso foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com 6 estudantes universitários com deficiência visual da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, João Pessoa-PB. As entrevistas foram gravadas e transcritas, após diversas leituras os resultados da pesquisa mostraram que 90% dos participantes não executaram aulas de Educação Física nas escolas da rede regular de ensino. Entre os motivos para que isto ocorresse está a atitude negativa e a falta de preparação do professor frente a condição da deficiência do aluno, excluindo o aluno sem mesmo oferecer  oportunidade para  participação da aula. Os entrevistados relataram que eram esquecidos no momento da aula de educação física, a falta de preocupação do professor  para incluir, alguns relataram que não chegaram a conhecer o professor de educação física durante todo o ano letivo. Os participantes da pesquisa também afirmaram procurar instituições especializadas para ter o apoio que não era oferecido na escola regular, evidenciando por outro lado a intervenção positiva de profissionais de educação física nas escolas especiais. Conclui-se que apesar do direito legal à educação, na rede regular de ensino os alunos com deficiência visual não vem sendo incluídos nas aulas de educação física.


Palavras-chave


Educação Física, deficiência, trajetória, universitários, especiais, educação inclusiva.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X13901

CONTATO:

E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795

Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial

 

ISSN eletrônico: 1984-686X

DOIhttp://dx.doi.org/10.5902/1984686X

Qualis/Capes: Educação A2

 

 

Periodicidade – Publicação contínua


O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.

 

 Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)

Contador de visitas
click counter
Contador de visitas

Acessos a partir de 30/11/2016

____________________________________________________