Descamando o nu: o sentido do despido na arte contemporânea
DOI :
https://doi.org/10.5902/2595523334673Mots-clés :
Arte, nu, despido, corpo, gênero.Résumé
Este artigo apresenta uma análise da construção do corpo nu como categoria estética na cultura ocidental e da subversão da sua associação com o belo, proporcional e harmônico feita através da valorização do corpo “cru”e despido da arte contemporânea. O estudo de Kenneth Clark (1956) tem grande relevância para a manutenção da concepção do nu como elemento central da arte europeia, da idealização do maior grau de sofisticação da arte. Algo totalmente diferente do despido que, segundo o autor, implica em constrangimento e vulnerabilidade. A partir de elementos da metodologia visual crítica e da sua articulação com o feminismo, exploramos o significado de “nu”e “despido”considerando autores como John Berger (1999), Lynda Nead (1992) e Frances Borzello (2012). Os resultados revelam que o nu descamado, o corpo despido e “obsceno”no cenário da arte contemporânea, mostra-se como um importante objeto de práticas culturais que questionam convenções pré-estabelecidas.
Téléchargements
Références
BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
BORZELLO, Frances. The naked nude. 1 ed. Londres: Thames & Hudson, 2012.
CLARK, Kenneth. The nude: a study in ideal form. 1 ed. Nova Jersey: Princeton University Press, 1956.
JONES, Amelia. Clothed/Unclothed: Laura Aguilar’s Radical Vulnerability. 2016. Catálogo da exposição Laura Aguilar: show and tell. Vincent Price Art Museum. 33 p.
MICHAUD, Yves. Visualizações – o corpo e as artes visuais. In: CORBIN et. al. História do corpo: as mutações do olhar. O século XX. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 541-566.
NANCY, Jean-Luc. Corpo, fora. 1 ed. Rio de Janeiro: 7letras, 2015.
NEAD, Lynda. The female nude: art, obscenity and sexuality. 1 ed. Londres: Routlege, 1992.
NOCHLIN, Linda. Offbeat and Naked. Artnet.com, nov. 1999. Disponível em: <http://www.artnet.com/Magazine/FEATURES/nochlin/nochlin11-5- 99.asp>. Acesso em: 21 jun. 2018.
SCHNEEMANN, Carolee. The obscene body/politic. Art Journal, v. 50, n. 4, Censorship II, p. 28-35. Nova York: College Art Association, 1991.
SMITH, Roberta. Art or ad or what? It caused a lot of fuss. In: The New York Times, 24 jul. 2009. Disponível em: <https://www.nytimes.com/2009/07/25/arts/design/25benglis.html>. Acesso em: 24 jun. 2018.
SMITH, Sidonie; WATSON, Julia. Interfaces: women, autobiography, image, performance. 5 ed. Michigan: University of Michigan Press, 2012.
SWARTZ, Anne. The Home that the Woman's Building Built: Cheri Gaulke and Sue Maberry Construct a Visual Narrative of the Lesbian Family. In: Journal of Lesbian Studies, abr. 2010. Disponível em: <https://www.researchgate.net/figure/43227892_fig3_ FIGURE-2-Laura-Aguilar- Cheri-and-Sue-1994-1994-from-Clothed-Unclothed-series-gelatin>. Acesso em: 17 fev. 2017.
YVES Klein. MoMa. Disponível em: <https://www.moma.org/collection/works/80530>. Acesso em: 24 jun. 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).