O espaço humano-animal na arte contemporânea: leituras em Hal Foster e Isabelle Stengers
DOI:
https://doi.org/10.5902/2595523338123Palabras clave:
Arte Contemporânea, Poéticas contemporâneas, Espaço de atuação, Humano-animal, Artista-etnógrafoResumen
Este escrito procura refletir – em caráter ensaístico – o espaço da temática humano-animal em meio as manifestações contemporâneas da arte, face às proposições de Hal Foster (2014) e Isabelle Stengers (2018). Para isso, partiremos dos textos O artista como etnógrafo, do primeiro, e A proposição cosmopolítica, da segunda, utilizando-nos de ambos como lente epistemológica e reflexiva para abordagem do tema.
Descargas
Citas
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. Tradução Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins, 2005.
FOSTER, Hal. “O artista como etnógrafo”. In.: FOSTER, Hal. O retorno do real: A vanguarda no final do século XX. Tradução: Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac & Naify, 2014, pp. 159-186.
LOMMEL, Andreas. A Arte Pré-histórica e Primitiva. Rio de Janeiro: Editora Expressão e Cultura, 1966.
STENGERS, Isabelle. “A proposição cosmopolítica”. IN.: Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, nº 69, 2018, pp. 442-464. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p442-464.
WILLIAMS, Mike. O espírito do xamã: filosofia e espiritualidade em harmonia com a natureza. Tradução de Bianca Albert. 1.ed. São Paulo: Alaúde Editora, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).