Queer visualization and painting of Adir Sodré in the 1980’s

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523338044

Keywords:

Brasilian painting, Adir Sodré, Postmodernisms, Citation, Queer visuality

Abstract

Throughout the 1980s the painter Adir Sodré mixed criticism with formal primitivism, lush colorful and images that belong to a collective and mediatic visual memory from the history of art such as Matisse and Picasso, baroque angels, pop idols, HQ and TV characters and trans personalities like ZéCarioca, Nina Hagen and Roberta Close. He painted as one who reviews the latest trends and facts of the global midcult world in a landscape composed of winged phalluses and vaginas, flower genitals and butterflies. In his dash a kitsch visuality projects through the humorous context of his scholarly quotations. Ironically his painting with a chronicle effect reveals queer, non sense and mìs-en-scene affirmative of the entanglement of conducts and distinctive codes that make of culture a queer screen in permanent dispute by symbolic apparition.

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Author Biography

Bianca Knaak, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora e pesquisadora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA - UFRGS). Licenciada em Educação Artística - Artes Plásticas pela Universidade Feevale (1994), junto a UFRGS obteve os títulos de Doutora em História (IFCH, 2008) com tese sobre as Bienais do Mercosul e Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte (IA, 1997) com dissertação sobre as referências populares e de massa na arte brasileira contemporânea. Artista, crítica e curadora sazonal, integra o Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA). Entre 1999 e 2002 dirigiu o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC) e o Instituto Estadual de Artes Visuais. Também já integrou a Comissão de Acervo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul ( MARGS) e a Comissão Técnica Permanente de Gerenciamento e Avaliação das Obras de Arte, Monumentos e Marcos Comemorativos em espaços públicos de Porto Alegre. Atualmente estuda principalmente as relações sistêmicas da arte brasileira contemporânea através de curadorias, grandes exposições, projetos museológicos e de institucionalização da arte, bem como também as intervenções urbanas e os processos públicos de criação e promoção artística na cidade. Integra o Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, Teoria e Crítica da Arte e da Imagem, onde investiga arte e imagem, nas suas manifestações de sentidos e as condições de produção e recepção de visualidades artísticas, com ênfase nos períodos moderno e contemporâneo e o Grupo de Pesquisa Arte Impressa (CNPq), com objetivos equivalentes, além da prática coletiva no gerenciamento de projetos expositivos alternativos .

References

CANCLINI, Nestor García. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1995. p.36.

FIGUEIREDO, Aline. Catálogo oficial da exposição Adir Sodré/ MASP. Museu de Arte de São Paulo, SP, 1986. p.23.

KNAAK, Bianca. O popular por mãos eruditas: referências populares na arte brasileira contemporânea. 1997.184 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais/ História, Teoria e Crítica de Arte) – instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

MORAIS, Frederico. Crônicas de Amor à Arte. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1995. p.22 e 24

Published

2019-07-19

How to Cite

Knaak, B. (2019). Queer visualization and painting of Adir Sodré in the 1980’s. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 2(3), e4. https://doi.org/10.5902/2595523338044

Issue

Section

Articles