Visualidade <i>queer</i> e a pintura de Adir Sodré nos anos 1980

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2595523338044

Mots-clés :

Arte contemporânea, Sistema das artes, História da arte

Résumé

Resumo: Ao longo dos anos 1980 o pintor Adir Sodré misturava crítica com primitivismo formal, colorido exuberante e imagens que pertencem a uma memória visual coletiva e midiática advindos da história da arte tais como Matisse e Picasso, anjos barrocos, ídolos pop, personagens de HQ e TV e personalidades transcode, como ZéCarioca, Nina Hagen e Roberta Close. Pintava como quem resenha as últimas tendências e fatos do mundo midcult global numa paisagem composta por falos e vaginas aladas, genitálias em forma de flor e borboletas. No seu trabalho uma visualidade kitsch se projeta pelo contexto bem humorado de suas citações eruditas. Irônica, sua pintura de efeito cronista revela o queer, o non sense e o mìs-en-scene afirmativos do emaranhado de códigos e condutas distintivas que fazem da cultura uma tela esquisita em permanente disputa por aparição simbólica.

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Biographie de l'auteur

Bianca Knaak, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Profª Drª do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS. Atua principalmente nas areas de curadoria e critica da arte contemporânea.

Références

CANCLINI, Nestor García. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Editora UFRJ: Rio de Janeiro, 1995. p.36.

FIGUEIREDO, Aline. Catálogo oficial da exposição Adir Sodré/ MASP. Museu de Arte de São Paulo, SP, 1986. p.23.

KNAAK, Bianca. O popular por mãos eruditas: referências populares na arte brasileira contemporânea. 1997.184 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais/ História, Teoria e Crítica de Arte) – instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1997.

MORAIS, Frederico. Crônicas de Amor à Arte. Rio de Janeiro: Editora Revan, 1995. p.22 e 24

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Publiée

2019-07-19

Comment citer

Knaak, B. (2019). Visualidade <i>queer</i> e a pintura de Adir Sodré nos anos 1980. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 2(3), e4. https://doi.org/10.5902/2595523338044

Numéro

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