Sobre ensinar/aprender pintura a partir de imagens outras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523347053

Palavras-chave:

Pintura, ensino, aprendizagem, visualidades, ateliê.

Resumo

O presente texto deriva de uma experiência com o ensino e aprendizagem em pintura desenvolvida através da pesquisa de Doutorado em Artes Visuais, na Linha de Pesquisa Ensino das Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina. Esta investigação tem por objetivo estudar os processos de formação de artistas pintores(as) inseridos no contexto em que as informações visuais transitam através de diferentes mídias e mediações interculturais hoje. Compreendem-se os aparatos de produção de imagem como agentes de visualidade, capazes de afetar nossas subjetividades. Desta forma, aborda-se desde as metodologias operativas desenvolvidas no espaço da aula em um ateliê de pintura, bem como, a articulação entre teoria e prática, associados ao “fazer” e ao “saber artístico”. O texto ancora-se principalmente em Lampert (2018), Hooks (2013), e Dewey (2010).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais UDESC - linha de pesquisa Ensino das Artes visuais, sob orientação da Profª Drª Jociele Lampert. Mestre em Artes Visuais pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais (PPGART/UFSM) - Linha de Pesquisa Arte e Cultura - História, teoria e crítica (2019), orientado pela Profª Drª Rosa Maria Blanca Cedillo. Bacharel em Artes Visuais-Desenho e Plástica com habilitação em Pintura (2015) sob orientação do Prof. Ms. Alfonso Benetti pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM. Integrante dos grupos de pesquisa APOTHEKE (UDESC) e LASUB - Laboratório de Arte e Subjetividades (UFSM). 

Referências

BLANCA, Rosa Maria. Arte a partir de uma perspectiva queer / Arte desde lo queer. 2011. 396 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas). Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade/ Bell Hooks; São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

LAMPERT, Jociele. O ateliê de pintura como um laboratório de ensino e aprendizagem em Artes Visuais. Porto Arte: Revista de Artes Visuais. Porto Alegre: PPGAV-UFRGS, v. 23, n. 39, p.1-9, Jul-dez. 2018

ORTEGA, F. O corpo incerto. Corporeidade, tecnologias médicas e cultura contemporânea. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

SONTAG, Susan. Contra interpretação. 1987 Editora L&Pm.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. 2004. Editora companhia das letras.

Downloads

Publicado

2020-07-20 — Atualizado em 2022-03-04

Versões

Como Citar

da Silva, W. (2022). Sobre ensinar/aprender pintura a partir de imagens outras. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 3(5), e9. https://doi.org/10.5902/2595523347053 (Original work published 20º de julho de 2020)

Edição

Seção

Artigos