Uma Avaliação UX Para Aplicativo de Mobilidade Urbana sob a Perspectiva de Idosos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448190462040

Mots-clés :

UX, Idosos, Tecnologia móvel, Transporte público

Résumé

O avanço da tecnologia invade o cotidiano das famílias e o emprego do computador em tarefas diárias é cada vez mais comum. As aplicações móveis atingem um público amplo, de faixa etária e nível de instrução diversificados. A inclusão de idosos neste processo implica no emprego de atividades de letramento digital a partir da oferta de plataformas intuitivas e que dialoguem com linguagem simplificada para que as atividades possam ser compreendidas por públicos com maiores dificuldades de utilização. Este trabalho busca identificar as dificuldades encontradas por idosos na interação com uma aplicação comum no cotidiano, o aplicativo estudado, que traz informações necessárias para a utilização do transporte público. Os obstáculos encontrados no processo de utilização foram investigados a partir de uma avaliação UX, com tarefas intuitivas e chaves para o sucesso no resultado esperado pelo usuário. Dentro deste escopo, o presente trabalho identifica aspectos que fazem barreiras à acessibilidade de interação com um serviço comum no dia-a-dia da cidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

A. Furtado, N. Almeida, A.B. Marques. 2018. Investigando a usabilidade de um aplicativo Internet Banking com usuários da terceira idade. IHC 2018.

A.H. Kronbauer, D. Machado, C.A.S. Santos. 2014. Uma plataforma para avaliar a experiência dos usuários com aplicativos para smartphones. WebMedia 2014.

Almeida, R. X. E. e Ferreira S. B. L. (2011). “Análise de Comportamento da Terceira Idade ao Efetuar uma Compra no Site Americanas.com”. X Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, IHC e Latin American Conference on Human-Computer Interaction.

H. Väätäjä, T. Koponen, V. Roto. 2009. Developing practical tools for user experience evaluation – A case from mobile news journalism. European Conference on Cognitive Ergonomics 2009.

Marchi, A. C. B., Colussi, E. C., Zimmer, M., Trombetta, M. e Biduski, D. (2014). “Identificando Problemas de Usabilidade em um Aplicativo Móvel para Treino de Memória em Idosos”. Interação Humano Computador. Foz do Iguaçu, PR.

Mol, A. M. e Ishitani, L. (2010). “Avaliação de interface de um aplicativo para uso em telefone celular e voltado para a terceira idade”. Interação Humano Computador. Belo Horizonte, MG.

P. Pavliscak. Choosing the Right Metrics for User Experience. 2014. https://www.uxmatters.com/mt/archives/2014/06/choosing-the-right-metrics-for-user-experience.php Acessado em 20 de maio de 2019.

Q. Chen, Y. Fan. 2012. Smartphone-based travel experience sampling and behavior intervantion. Transp. Research Board 91” Annual Meeting. 2012.

S.D.J. Barbosa, B.S. da Silva. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro. Elsevier, Série SBC, 2010.

Zajicek, M. Aspects of HCI research for older people. Universal Access in the Information Society 5, 3 (Oct. 2006), 279-286.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-17

Comment citer

Jurgina, L. Q., Zolinger, D. G., Schmegel, D. M., Torchelsen, R. P., & Rosa Júnior, L. S. da. (2021). Uma Avaliação UX Para Aplicativo de Mobilidade Urbana sob a Perspectiva de Idosos. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(3), 108–118. https://doi.org/10.5902/2448190462040

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s