Influência de diversos tempos e temperaturas de prensagem em compensados fenólicos de <i>Pinus taeda</>: efeitos sobre a resistência da colagem ao esforço de cizalhamento.
DOI :
https://doi.org/10.5902/19805098267Mots-clés :
Pinus teada, presscycle, glue line.Résumé
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da temperatura de aquecimento das toras, do tempo de prensagem e da temperatura de prensagem, sobre a resistência da linha de cola de compensados fenólicos de Pinus taeda. As temperaturas de aquecimento usadas foram de 20ºC, 40ºC e 60ºC. Os tempos de prensagem 6 e 9 minutos. As temperaturas de prensagem 135ºC, 145ºC e 155ºC. O experimento foi completamente casualizado com o arranjo fatorial dos tratamentos. A temperatura de aquecimento afetou os valores de resistência ao cizalhamento, sendo a maior temperatura a de 60ºC. Das combinações entre dois fatores verificou-se de que a combinação da temperatura de prensagem a 145ºC e um tempo de prensagem de 9 minutos foram os melhores. Compensados com altas propriedades de resistência foram obtidas com lâminas desenroladas a 60ºC e prensadas a 145ºC durante 9 minutos.
Téléchargements
Références
AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS, ASTM Standards. Wood; Adhesive. Philadelohia, Pa, 1978.
AMERICAN PLYWOOD ASSOCIATIONS. Product Standard OS 1-74 Constrution & Industrial Playwood. USA, 1978.
AGUIAR, O. J. R. Utilização de Pinus na produção de laminados e compensados. In: I SEMINÁRIO SOBRE O PROCESSAMENTO E UTILIZAÇÃO DE MADEIRAS DE REFLORESTAMENTO, 1, 1984, São Paulo: Silvicultura. n.34. SBS. Relatório. São Paulo: SBS, 1984.
BALDWIN, R. F. Playwood manufacturing pratices. San Francisco: M. Freenan, 1975.
CHOW, S., TROGHTON, G. E., HANCOCK, W. V. et al. Quality control in veneer drying nad playwood gluing. Can. For. Serv. Inf. Rep. Vp-X-113, 1973.
KEINERT, Jr., S. Influência de diversos tempos de prensagem na resistência da linha de cola em compensados de açoita-cavalo (Luhea divaricata M.). R. SCA. v.4, p.11-16, 1982.
KEINERT, Jr., ALBERTO, M. M. M. Influência de diversos tempos, temperaturas de prensagem em compensados fenólocos de Pinus taeda – Efeitos sobre a Estabilidade Dimensional. In: CONGRESSO FLORESTAL E DO MEIO AMBIENTE DO PARANÁ, 3, 1991. Anais... v.1, p.359-368.
KOCH, P. Utilization of Southern pines. Agriculture Handbook, 1972. 420p.
KOLLMANN, F. F. P., KUENZI, E. W., STAMM, A. J. Principles of wood Science and technology. Berlin: Springer, 1975. 2v.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.