Interação da luz laser para a avaliação da textura de madeiras nativas e de <i>Eucalyptus grandis</i> W. Hill ex Maiden.
DOI:
https://doi.org/10.5902/198050981834Schlagworte:
“speckle”, luz laser, textura de madeiraAbstract
Este trabalho teve como objetivo estudar padrões do "speckle" em função da textura das madeiras Bowdichia virgilioides (sucupira), Swietenia macrophylla (mogno) e Balfourodendron riedeliaum (pau-marfim) e de Eucalyptus grandis. A análise do fenômeno ótico denominado "speckle", aliada a técnicas de tratamento digital de imagens foi utilizada para avaliação de rugosidade e teve como parâmetro de comparação o método microscópico tradicional. Foi utilizada uma fonte de luz laser de He-Ne 10mW para iluminar as amostras de madeira para produção do "speckle" e o resultado da interação da luz laser com a madeira foi capturado por uma câmera digital tipo CCD. As imagens capturadas contêm informações de variação espacial de intensidade luminosa de cada pixel do "speckle", e variando entre 0 e 255 em tons de cinza. Uma área central de 16 x 16 pixels dessa imagem foi selecionada e analisada pela aplicação da função de convolução e da Transformada de Fourier, resultando na densidade espectral da variação espacial de intensidades da imagem. Os resultados mostraram que as informações obtidas pela densidade espectral permitiram classificar amostras de madeiras com rugosidades diferentes.
Downloads
Literaturhinweise
BERALDO, A.L.; ZULLO JR.J. Estudo anatômico macroscópico de madeiras comerciais através da análise de imagens obtidas em scanner. Bauru : CONBEA, 1996. 1 CD-ROM
BERALDO, A.L.; TONELI, P.E.Z. Análise macroscópica de madeiras comerciais por digitalização de imagens. Fortaleza : CONBEA, 2000.
BERGKVIST, A. Bio”speckle”-based study of the line profile of light scattered in strawberries. 60 p. Thesis - Faculty of Technology at Lund University, 1997.
BRIERS, J. D. “speckle” flutuations and biomedical optics: implications and applications. Optic Engineering, v. 32, p. 277-283, 1993.
HECHT, E. Optics, 2. ed. USA : Adison Wesley Publishing, 1987. 676 p.
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS. Normas de procedimentos em estudos de anatomia de madeira: I Angiospermae, II Gimnospermae. Brasília : Laboratório de produtos florestais, 1991. (Serie técnica, 15).
IAWA COMMITTEE LIST OF MICROSCOPE FEATURES FOR HARDWOOD IDENTIFICATION. Iawa Bulletin, v. 10, p. 234-332, 1989.
RABELO, G. F. Avaliação da aplicação do “speckle” dinâmico no monitoramento da qualidade da laranja., 2000. 149p. Tese (Doutorado) – Universidade de Campinas, Campinas, 2000.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.