Composição do substrato sobre o desenvolvimento, qualidade e custo de produção de mudas de <i>Eucalyptus grandis</i> Hill ex Maiden × <i>Eucalyptus urophylla</i> S. T. Blake.
DOI:
https://doi.org/10.5902/198050985082Palavras-chave:
viveiro, propriedades físicas, fibra de coco, vermiculitaResumo
http://dx.doi.org/10.5902/198050985082Os componentes utilizados na produção de substratos influem diretamente no ciclo vegetativo, na qualidade e consequentemente nos custos de produção das mudas. Nesse experimento estudou-se o desenvolvimento, qualidade e custos de produção de mudas de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden × Eucalyptus urophylla S. T. Blake, por meio de propagação sexuada, utilizando 12 composições de substrato. A análise dos resultados evidenciou que os substratos puros, a exceção da fibra de coco, não apresentaram características físicas adequadas para a produção de mudas, via sexuada, de Eucalyptus grandis Hill ex Maiden × Eucalyptus urophylla S. T. Blake em tubetes. Os melhores resultados foram obtidos nos substratos com mistura 1:1 de casca de arroz carbonizada e fibra de coco e na mistura 1:1 de vermiculita e fibra de coco, devido às melhores características morfológicas apresentadas e da possibilidade de redução do tempo de produção, levando à redução no custo final das mudas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais serão enviadas as autoras e aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte original seja citada.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.