Utilização de madeiras de Eucalyptus grandis e Eucalyptus dunnii para produção de painéis de partículas orientadas – OSB.
DOI:
https://doi.org/10.5902/19805098463Palavras-chave:
eucalipto, painéis OSB, razão de compactação, <i>Pinus taeda.</i>Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com objetivo de avaliar a viabilidade de utilização de madeiras de Eucalyptus grandis e Eucalyptus dunnii para produção de painéis OSB. Foram produzidos em laboratório painéis com densidade nominal de 0,70 e 1,0 g/cm³, com 100% de partículas de Pinus taeda, Eucalyptus grandis e Eucalyptus dunnii, além de painéis com mistura de 50% de Pinus taeda na camada interna do painel, com 50% de Eucalyptus grandis e 50% de Eucalyptus dunnii.. Os painéis de Eucalyptus grandis com densidade de 0,70 g/cm³, considerada padrão comercial, apresentaram valores de propriedades compatíveis com os requisitos da norma canadense (CSA) e européia EN, e também em relação aos painéis de Pinus taeda usados como testemunhas. Os resultados dos ensaios mecânicos demonstraram incremento expressivo nos valores de MOE e MOR em flexão estática com aumento na densidade do painel, abrindo a probabilidade de uso de painéis com maior densificação para aplicações que requeiram maior resistência do painel OSB. Os resultados desta pesquisa indicam a viabilidade de utilização de madeira de Eucalyptus grandis como espécie alternativa para produção de painéis OSB no Brasil.
Downloads
Referências
CANADIAN STANDARDS ASSOCIATION. OSB and Waferboard. CSA 0437.0 – 93. Ontário: 1993. 18p.
CLOUTIER, A. Oriented Strandboard (OSB): raw material, manufacturing process, properties of wood-base fiber and particle materials. In: INTERNATIONAL SEMINAR ON SOLID WOOD PRODUCTS OF HIGH TECHNOLOGY, 1., 1998, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte, SIF, 1998, p. 173-185.
EUROPEAN COMMITTEE FOR STANDARDIZATION. CEN 02.26. 1993.
KELLY, M.W. A critical literature review of relationship between processing parameters and physical properties of particleboard. U.S. For. Prod. Lab. General Technical Report. FPL-10, Madison, 1977, 66p.
MALONEY, T.M. Modern particleboard and dry process fiberboard manufacturing. 2 ed. São Francisco: M.Freeman, 1993. 689p.
MARRA, A.A. Technology of wood bonding: principles in practice. New York: Van Nostrand Reinhold. 1992. 453p.
MENDES, L.M. Pinus spp. na produção de painéis de partículas orientadas (OSB). Curitiba: UFPR, 2001. 156f. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade Federal do Paraná, 2001.
MOSLEMI, A.A. Particleboard. Vol.2: Technology, London: Southern Illinois University Press, 1974. 245p.
ROCHA, M.P. Eucalyptus grandis Hill ex Maiden e Eucalyptus dunnii Maiden como fontes de matéria-prima para serrarias. Curitiba: UFPR, 2000. 185f. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade Federal do Paraná, 2000.
SILVA, J. C. Caracterização da madeira de Eucalyptus grandis Hill ex. Maiden, de diferentes idades, visando a sua utilização na indústria moveleira. Curitiba: UFPR, 2002. 160f. Tese (Doutorado em Ciências Florestais) - Universidade Federal do Paraná, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A CIÊNCIA FLORESTAL se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lingua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
As provas finais poderão ou não ser enviadas ao autor.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista CIÊNCIA FLORESTAL, sendo permitida a reprodução parcial ou total dos trabalhos, desde que a fonte seja citada. Os originais não serão devolvidos aos autores.
As opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos são de sua exclusiva responsabilidade.