MHS e MCU: a conexão desses movimentos no ensino de física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X64852

Palavras-chave:

Movimento Harmônico, Movimento Circular, Ensino de Física.

Resumo

O presente trabalho é o resultado de um esforço conjunto realizado entre alunos da disciplina Oscilações e Ondas do curso de licenciatura em física do Instituto Federal de São Paulo. Diante das inúmeras equações diferenciais inerentes ao estudo do movimento oscilatório, surgiu a questão: como abordar esse tema no ensino médio? A dificuldade reside no fato de que o aluno nessa etapa de ensino não tem como compreender equações diferenciais. Sendo assim, foi desenvolvido uma proposta de abordagem para o ensino do Movimento Harmônico Simples (MHS), a partir da relação desse movimento com o Movimento Circular Uniforme (MCU). Além disso, propõe-se uma demonstração para as equações dos períodos desse tipo de movimento. Com o intuito de trazer ao aluno uma experiência mais concreta acerca do tema, dois experimentos com material de baixo custo foram propostos e executados pelos autores.

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Biografia do Autor

Saulo Portes dos Reis, Instituto Federal de São Paulo (Campus Votuporanga)

Área do Núcleo Comum.

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Publicado

2021-08-14

Como Citar

Oliveira, R. C. de, Brito, Édino da S., Callegari, G. W., Fuzita, A. J., Ferrara, V. H. D., Elizeu, D. L., & Reis, S. P. dos. (2021). MHS e MCU: a conexão desses movimentos no ensino de física. Ciência E Natura, 43, e79. https://doi.org/10.5902/2179460X64852

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