MHS e MCU: a conexão desses movimentos no ensino de física
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X64852Palavras-chave:
Movimento Harmônico, Movimento Circular, Ensino de Física.Resumo
O presente trabalho é o resultado de um esforço conjunto realizado entre alunos da disciplina Oscilações e Ondas do curso de licenciatura em física do Instituto Federal de São Paulo. Diante das inúmeras equações diferenciais inerentes ao estudo do movimento oscilatório, surgiu a questão: como abordar esse tema no ensino médio? A dificuldade reside no fato de que o aluno nessa etapa de ensino não tem como compreender equações diferenciais. Sendo assim, foi desenvolvido uma proposta de abordagem para o ensino do Movimento Harmônico Simples (MHS), a partir da relação desse movimento com o Movimento Circular Uniforme (MCU). Além disso, propõe-se uma demonstração para as equações dos períodos desse tipo de movimento. Com o intuito de trazer ao aluno uma experiência mais concreta acerca do tema, dois experimentos com material de baixo custo foram propostos e executados pelos autores.Downloads
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