Análise do ambiente escolar: Escola Estadual Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha (Cachoeira do Sul, RS)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X35499Palavras-chave:
Equipamento educacional, Cachoeira do Sul, Análise espacial tridimensional virtualResumo
A disciplina de Projeto V do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Cachoeira do Sul, contemplou, no primeiro semestre de 2018, o projeto de um equipamento urbano de educação. O anteprojeto arquitetônico desenvolvido pelos discentes é anteposto pela análise crítica de projetos arquitetônicos de instituições de ensino. Realizou-se, para tanto, visita técnica à Escola Estadual Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, localizada na cidade de Cachoeira do Sul- RS. Essa visita viabilizou o levantamento de dados e o entendimento da influência do espaço construído no cotidiano dos usuários. A análise levou em consideração, sobretudo, os seguintes aspectos: inserção urbana, contexto social e cultural, soluções plástica e volumétrica da edificação, solução dos espaços internos, programa arquitetônico existente e organização de fluxos. A metodologia utilizada para exposição dos resultados ao restante da turma compreendeu, entre outras coisas, a concepção de uma maquete eletrônica que auxiliou no entendimento do espaço e das particularidades arquitetônicas da edificação. O trabalho objetiva, portanto, expor a análise e os resultados obtidos a partir da visita técnica, contextualizar histórica e socialmente a Escola na realidade educacional de Cachoeira do Sul, além de especificar particularidades da metodologia de análise e apresentação.Downloads
Referências
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