Análise do ambiente escolar: Escola Estadual Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha (Cachoeira do Sul, RS)

Autores

  • Ariane Brum Rodrigues Coordenadoria Acadêmica, Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0002-6744-0495
  • Andreza Micaela Oliveira Nunes Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0002-1274-0538
  • Gustavo Streck Severo Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0003-3214-1978
  • Bárbara Maria Giaccom Ribeiro Curso de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Campus Cachoeira do Sul, Cachoeira do Sul, RS. https://orcid.org/0000-0003-0411-3339

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X35499

Palavras-chave:

Equipamento educacional, Cachoeira do Sul, Análise espacial tridimensional virtual

Resumo

A disciplina de Projeto V do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Cachoeira do Sul, contemplou, no primeiro semestre de 2018, o projeto de um equipamento urbano de educação. O anteprojeto arquitetônico desenvolvido pelos discentes é anteposto pela análise crítica de projetos arquitetônicos de instituições de ensino. Realizou-se, para tanto, visita técnica à Escola Estadual Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, localizada na cidade de Cachoeira do Sul- RS. Essa visita viabilizou o levantamento de dados e o entendimento da influência do espaço construído no cotidiano dos usuários. A análise levou em consideração, sobretudo, os seguintes aspectos: inserção urbana, contexto social e cultural, soluções plástica e volumétrica da edificação, solução dos espaços internos, programa arquitetônico existente e organização de fluxos. A metodologia utilizada para exposição dos resultados ao restante da turma compreendeu, entre outras coisas, a concepção de uma maquete eletrônica que auxiliou no entendimento do espaço e das particularidades arquitetônicas da edificação. O trabalho objetiva, portanto, expor a análise e os resultados obtidos a partir da visita técnica, contextualizar histórica e socialmente a Escola na realidade educacional de Cachoeira do Sul, além de especificar particularidades da metodologia de análise e apresentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FISCHER, V. L. B. Ambiente escolar, usuários e contexto urbano. In: XI ENTAC Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído: A Construção do Futuro. Anais... Florianópolis, SC: ENTAC, 2006.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2002. ISBN 8522431698.

KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Conceitos e Tendências da Arquitetura Escolar. São Paulo, SP: Oficina de Textos, 2011. 272 p. ISBN: 9788579751103.

MCDONALD, J. P. Redesigning Schools: Lessons for the 21st Century. The Jossey-Bass Education Series. São Francisco, EUA: ERIC, 1996.

SOPHIA, P. A construção da surpresa. Revista Educação, seção entrevistas/dossiê, setembro de 2011. Disponível em: <http://www.revistaeducacao.com.br/a-construcao-da-surpresa/>. Acesso em 4 abril 2018.

TEIXEIRA, A. Pensamento e ação. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1960.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Tradução: Daniel Grassi. Porto Alegre, RS: Bookman, 2001. ISBN: 85-7307-852-9.

Downloads

Publicado

2019-03-12

Como Citar

Rodrigues, A. B., Nunes, A. M. O., Severo, G. S., & Ribeiro, B. M. G. (2019). Análise do ambiente escolar: Escola Estadual Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha (Cachoeira do Sul, RS). Ciência E Natura, 40, 53–62. https://doi.org/10.5902/2179460X35499

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)