Análise espacial dos ventos no Centro de Lançamento de Alcântara, Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X30648Palavras-chave:
Torre anemométrica, camada limite superficial, ECMWF ERA5.Resumo
O vento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), que apresenta como principais características um comportamento oceânico, com influência dos ventos alísios e da brisa marítima é modificado pela interface oceano-continente e pela topografia local. Por isso, faz-se necessário estudar as suas características do escoamento local, destacando a influência da camada limite superficial e testando a validade da homogeneidade do escoamento em superfície. Neste estudo serão utilizados os dados de duas torres anemométricas instaladas no CLA para avaliar diferenças espaciais nas características do vento médio e de seu ciclo diário. Para fins de comparação, também serão utilizados dados da reanálise ERA5, a quinta geração criada pelo European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF). Os resultados mostram que as torres anemométricas apresentam, na média, características próximas e que os dados oriundos da reanálise podem ser utilizados para estudos de fenômenos atmosféricos de micro e mesoescala que ocorrem em superfície.Downloads
Referências
ECMWF (2016). ERA5 reanalysis is in production. ECMWF Newsletter, 147, 7, URL https://www.ecmwf.int/en/
elibrary/16299-newsletter-no147-spring-2016.
Gisler, C. A. F., Fisch, G., de Sousa Correa, C. (2011). Análise estatística do perfil de vento na camada limite superficial no Centro de Lançamento de Alcântara. Journal of Aerospace Technology and Management, 3(2), 193–202, URL http://dx.doi.org/10.5028/jatm.v3i2.99.
Magnago, R., Fisch, G., Moraes, O. (2010). Análise espectral do vento no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Revista
Brasileira de Meteorologia, 25(2), 260–269, URL http://dx.doi.org/10.1590/S0102-77862010000200010.
Marciotto, E. R., Fisch, G. (2013). Investigation of approaching ocean flow and its interaction with land internal boundary layer. American Journal of Environmental Engineering, 3(1), 18–23, URL http://article.sapub.org/10.5923.j.ajee. 20130301.04.html.
Medeiros, L. E., de Oliveira Magnago, R., Fisch, G., Marciotto, E. R. (2013). Observational study of the surface layer at an ocean-land transition region. Journal of Aerospace Technology and Management, 5(4), 449–458, URL http://dx.doi.
org/10.5028/jatm.v5i4.244.
Palmerio, A. F. (2017). Introdução à tecnologia de foguetes, 2 o edn. SindCT, São José dos Campos, URL www.sindct.org. br/files/livrofoguetes.pdf.
Pires, L. B. M., Fisch, G., Gielow, R., Souza, L. F., Avelar, A. C., Paula, I. B. D., Girardi, R. D. M. (2015). A study of the internal boundary layer generated at the Alcântara Space Center. American Journal of Environmental Engineering, 5(1A), 52–64, URL article.sapub.org/10.5923.s.ajee.201501.08.html.
Reuter, E. D. D. J., Mota, G. V. D., Fisch, G. F., Cohen, J. C. P. (2004). Estudo observacional da camada limite planetária marinha na região do Centro de Lançamento de Foguetes de Alcântara - MA. Revista Brasileira de Meteorologia, 19(3), 251–264, URL http://www.rbmet.org.br/port/revista/revista_dl.php?id_artigo=73&id_arquivo=69.
Sakagami, Y. (2017). Influência da turbulência e do perfil de velocidade do vento no desempenho de aerogeradores em dois parques eólicos. Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Taylor, K. E. (2001). Summarizing multiple aspects of model performance in a single diagram. Journal of Geophysical Research,106(D7), 7183 – 7192, URL http://doi.wiley.com/10.1029/2000JD900719.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.