ESTUDO DA INTERAÇÃO ENTRE O TRANSPORTE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS BIOGÊNICOS E QUÍMICA DENTRO DE UM DOSSEL DA FLORESTA TROPICAL UTILIZANDO LARGE EDDY SIMULATION
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X21577Palavras-chave:
Simulação de grandes vórtices. Química atmosférica. COVB. Ozônio. Dosséis de floresta.Resumo
Florestas tropicais emitem um grande número de compostos orgânicos voláteis biogênicos (COVB), que podem reagir com oxidantes atmosféricos (como por exemplo radicais Ozônio O3, nitrato NO3 ou hidroxila OH, normalmente originados acima do dossel) e os produtos da reação podem condensar formando aerossóis orgânicos secundários. Simulações de Grandes Vórtices (LES, da sigla em inglês) que resolvem o dossel, combinadas com uma representação da química da atmosfera, são uma poderosa ferramenta para um melhor entendimento da interação entre os processos químicos e de transporte. Para tanto, uma resolução adequada do campo de concentração dos reagentes (COVB e oxidantes), assim como do escoamento dentro do dossel são necessários. Nesse trabalho são apresentados os resultados de um estudo utilizando LES com 17 camadas dentro da floresta (resolução vertical de 2 m), incluindo uma química simplificada de COVB, para estimar o transporte através do topo da floresta de COVBs e de seus principais produtos, como o metil vinil cetona (MVC) e a Metacroleína (MACR). Os resultados são comparados com medições de campo de ozônio, óxidos de nitrogênio, isopreno, monoterpenos, assim como MVC e MACR observados durante uma campanha na torre K34 da Reserva Biológica Cuieiras (2°36’32” S, 60° 12’33” W) de Abril/2014 a Janeiro/2015.Downloads
Referências
Andreae, M.O., (2009). A new look at aging aerosols. Science 326, 1493–1494.
Chamecki, M., Meneveau, C., Parlange, M.B., (2008). A hybrid spectral/ finite-volume algorithm for Large-Eddy Simulation of scalars in the atmospheric boundary layer. Boundary-Layer Meteorology 128, 473-484.
Kruijt, B., Malhi, Y., Lloyd, J., Norbre, A.D., Miranda, A.C., Pereira, M.G.P., Culf, A., Grace, J., (2000). Turbulence statistics above and within two Amazon rain forest canopies. Boundary-Layer Meteorology 94, 297–331.
Ouwersloot, H.G., de Arellano, J.V., H. van Stratum, B.J., Krol, M.C., Lelieveld, J., (2013). Quantifying the transport of subcloud layer mreactants by shallow cumulus clouds over the Amazon. Journal of Geophysical Research 118, 13041–13059.
Shaw, R.H., Schumann, U., (1992). Large-eddy simulation of turbulent flow above and within a forest. Boundary-Layer Meteorology 61, 47–64.
Tóta, J., Fitzjarrald, D.R., da Silva Dias, M.A.F., (2012). Amazon rainforest exchange of carbon and subcanopy air flow: Manaus LBA site—A complex terrain condition. The Scientific World Journal 2012, 1–19
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.