Descrição Estatística do Ciclo Diário do Vento nos Primeiros 100 Metros de Altura da C.L.P. na Localidade de Colônia Eulácio ( Uruguai)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X20308Palavras-chave:
Camada limite planetária. Campo de velocidades. Estabilidade atmosférica. Intensidade de turbulência. Ciclo diário.Resumo
Neste trabalho é apresentada a análise do ciclo diário do perfil do vento em altura para os primeiros 100 metros da camada limite planetária, considerando medições na torre Colonia Eulacio (Uruguai). A torre analisada conta com medições de alta resolução vertical, possuindo anemômetros instalados entre 10.1 m e 101.8 m, termômetros entre 3.4 m e 100.8 m, medidas de direção do vento e radiação solar. É apresentada a velocidade média a distintas alturas, o que permite caracterizar a natureza do fluxo como a intensidade de turbulência, e o desvio padrão da direção do vento. Os estados de estabilidade atmosférica se descrevem a partir do gradiente de temperaturas em altura (dT/dZ). Durante os momentos posteriores ao amanhecer (inestabilidade atmosférica) se observa uma dimuição da velocidade média nas maiores alturas de medições (81.8 m e 101.8 m) e um aumento da velocidade média nas menores alturas de medições (10.1 m e 25.7 m). A dispersão de dT/dZ é maior nos casos de estabilidade durante a noite, registrando-se valores superadiabáticos (-0.02 ◦ C/m) durante o dia. A intensidade de turbulência decresce com a altura para os diferentes estados de estabilidade associados ao ciclo diário, registrando-se aumento da mesma para condições de inestabilidade atmosférica.
Downloads
Referências
Abal,G., D’ Angelo,M., Cataldo,J., Gutiérrez,A. (2011).
Mapa Solar del Uruguay Versión 1.0 Memoria Técnica.
ISBN 978-9974-0- 0847-2.
Acevedo,O.C, Fitzjarrald, D.R.(2001) The Early Evening
Surface-Layer Transition: Temporal and Spatial Vari-
ability. Journal of the Atmospheric Sciences: Vol. 58,
No. 17, pp. 2650-2667.
Arya,S.Pal (1998). Air Pollution Meteorology and Disper-
sion (1st Edition ed.). Oxford University Press. ISBN
-19-507398-3.
Cornalino,E. (2015). Descripción del Comportamiento
del Recurso Eólico Nacional para su Modelado dentro
del Sistema Eléctrico, Universidad de la Republica,
UdelaR, Uruguay.
Czarnetzki, A. C. (2012). Persistent daytime superadia-
batic surface layers observed by a microwave tempera-
ture profiler. Preprints, 37th Natl. Wea. Assoc. Annual
Meeting, Madison, WI, Natl. Wea. Assoc., P2.55.
Gutiérrez,A. , Fovell, R.G. (2015). Gust forecasting in
Uruguay in support of wind energy. 14th Internatio-
nal Conference on Wind Engineering – Porto Alegre,
Brazil.
Gutiérrez, A. (2015), Description of Intensity of Turbu-
lence IT in dependence with stability regime at swept
area of wind turbines blades heights. 14Th Internatio-
nal Conference on Wind Engineering – Porto Alegre,
Brazil.
IEC 61400-1 (2005). Third edition. Wind turbines – Part
: Design requirements .
IEC 61400-12-1 (2015). First edition. Wind turbines – Part
-1: Power performance measurements of electricity
producing wind turbines
Kaimal, J. C., Wyngaard,J. C. ,Haugen,D.A, Coté,.R,
Izumi,Y., Caughey,S.J., Readings,C.J. (1976): Turbu-
lence Structure in the Convective Boundary Layer.
Mellor,G.L, Yamada,T. (1982). Development of a turbu-
lence closure model for geophysical fluid problems.
Rev. Geophys. Space Phys., 20, 851-875.
Takle, E. S. (1983). Climatology of superadiabatic con-
ditions for a rural area. J. Climate Appl. Meteor., 22,
-1132.
Wyngaard, J.C.(1985). Structure of the Planetary Boun-
dary Layer and Implications for its Modeling. J. Cli-
mate Appl. Meteor., 24, 1131–1142.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.