Recursos Tecnológicos e Temas Transversais no ensino da Física: Um Estudo os três Momentos Pedagógicos em Consonância com a Abordagem Temática ou Conceitual: Uma Reflexão a partir das Pesquisas com Olhar para o Ensino de Ciências da Natureza de caso no IFSUL/ Campus Camaquã

Autores

  • Marines Verônica Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
  • Catiane Mazocco Paniz Universidade Federal de Santa Maria Instituto Federal Farroupilha
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X18951

Palavras-chave:

Três momentos pedagógicos, Abordagem temática, Abordagem Conceitual.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos a partir de uma análise efetuada nos artigos selecionados do I ao IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs), que fazem menção a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) conhecida como: Problematização Inicial (PI), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC), na qual investigou-se se os (3MP) vem sendo utilizados em consonância com a perspectiva curricular da Abordagem Temática ou da Abordagem Conceitual. Utilizando a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise, foi possível perceber que os 3MP estão sendo desenvolvidos tanto como metodologia de sala de aula, como estruturante de currículos, em consonância com abordagem temática.  Também analisou-se em quais níveis de ensino e as regiões do país que vem disseminando a dinâmica e a disseminação se dá de forma mais acentuada na região sul, e os trabalhos são desenvolvidos, em sua maioria, no contexto do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marines Verônica Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós graduação Educação em Ciências: química da vida e saúde.

Catiane Mazocco Paniz, Universidade Federal de Santa Maria Instituto Federal Farroupilha

Professora do Instituto Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde

Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do departamento de Física e dos programas de Pós graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática e Ensino de Física.

Referências

ARAUJO, L. B., NIEMEYER, J., MAGOGA, T., MUENCHEN, C. A Concepção Freireana e os Três Momentos Pedagógicos: Alguns Resultados dos Trabalhos Apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire, 2012, Santa Maria/RS.

CHAVES, M. H., PIMENTEL, N. Uma proposta metodológica para o ensino de ácidos e bases numa abordagem problematizadora. Atas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia/ São Paulo, 1997.

DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal. Dissertação de mestrado. São Paulo: IFUSP/FEUSP, 1982.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1989.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.C.A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRA, M.V.; NIEMEYER, J.; PANIZ, C.M.; MUENCHEN, C. A utilização da Problematização Inicial no Ensino de Ciências: um olhar a partir dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs). In. VIII Seminário Nacional: Diálogos com Paulo Freire - Por Uma Pedagogia dos Direitos Humanos. Bento Gonçalves/RS, 2014.

FILHO et al. Desafios e potencialidades na elaboração de uma proposta de ensino com base em temas. IX Encontro Nacional em educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia/São Paulo, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GOULART, S. F.; FREITAS, D. S. Unidades Didáticas interdisciplinares: possibilidades e desafios. V Encontro Nacional em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru/São Paulo, 2005.

LOPES, ANGOTTI & MORETTI. Função afim e conceitos unificadores: o ensino de matemática e Física numa perspectiva conceitual e unificadora. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru/São Paulo, 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

MUENCHEN, C. A disseminação dos Três Momentos Pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. Florianópolis: UFSC, 2010. 273 p. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MUENCHEN, C. DELIZOICOV, D. Concepções sobre Problematização na Educação em Ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. 1, p. 2447-2451, 2013.

MUENCHEN, C., DELIZOICOV D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciênc. Educ. Bauru, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.

MUENCHEN, C., DELIZOICOV, D. PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA REGIÃO DE SANTA MARIA/RS: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPC). Florianópolis, SC, 2009.

MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Práticas de Ensino de Ciências na região de Santa Maria/RS: algumas características. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.3, n. 2, p. 47-65, mai./ago. 2010.

OlIVEIRA, et al. Cadeia Alimentar: modelos e modelizações no ensino de Ciências Naturais. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru/São Paulo, 2003.

SAUERWEIN, I.; TERRAZZAN, E. A. A utilização do referencial teórico de Paulo Freire na compreensão de um processo de acompanhamento da prática pedagógica de professores de física. V Encontro Nacional em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru/São Paulo, 2005.

SOLINO, A. P., GEHLEN, S. T. A contextualização na Abordagem Temática Freireana Ensino de Ciências por Investigação. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia/São Paulo, 2013

Downloads

Publicado

2016-01-31

Como Citar

Ferreira, M. V., Paniz, C. M., & Muenchen, C. (2016). Recursos Tecnológicos e Temas Transversais no ensino da Física: Um Estudo os três Momentos Pedagógicos em Consonância com a Abordagem Temática ou Conceitual: Uma Reflexão a partir das Pesquisas com Olhar para o Ensino de Ciências da Natureza de caso no IFSUL/ Campus Camaquã. Ciência E Natura, 38(1), 513–525. https://doi.org/10.5902/2179460X18951

Edição

Seção

Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.