Recursos Tecnológicos e Temas Transversais no ensino da Física: Um Estudo os três Momentos Pedagógicos em Consonância com a Abordagem Temática ou Conceitual: Uma Reflexão a partir das Pesquisas com Olhar para o Ensino de Ciências da Natureza de caso no IFSUL/ Campus Camaquã
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X18951Palavras-chave:
Três momentos pedagógicos, Abordagem temática, Abordagem Conceitual.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos a partir de uma análise efetuada nos artigos selecionados do I ao IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs), que fazem menção a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) conhecida como: Problematização Inicial (PI), Organização do Conhecimento (OC) e Aplicação do Conhecimento (AC), na qual investigou-se se os (3MP) vem sendo utilizados em consonância com a perspectiva curricular da Abordagem Temática ou da Abordagem Conceitual. Utilizando a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise, foi possível perceber que os 3MP estão sendo desenvolvidos tanto como metodologia de sala de aula, como estruturante de currículos, em consonância com abordagem temática. Também analisou-se em quais níveis de ensino e as regiões do país que vem disseminando a dinâmica e a disseminação se dá de forma mais acentuada na região sul, e os trabalhos são desenvolvidos, em sua maioria, no contexto do Ensino Médio.
Downloads
Referências
ARAUJO, L. B., NIEMEYER, J., MAGOGA, T., MUENCHEN, C. A Concepção Freireana e os Três Momentos Pedagógicos: Alguns Resultados dos Trabalhos Apresentados nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). VI Seminário Nacional Diálogos com Paulo Freire, 2012, Santa Maria/RS.
CHAVES, M. H., PIMENTEL, N. Uma proposta metodológica para o ensino de ácidos e bases numa abordagem problematizadora. Atas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia/ São Paulo, 1997.
DELIZOICOV, D. Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal. Dissertação de mestrado. São Paulo: IFUSP/FEUSP, 1982.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física. São Paulo: Cortez, 1990.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1989.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.; PERNAMBUCO, M.C.A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2011.
FERREIRA, M.V.; NIEMEYER, J.; PANIZ, C.M.; MUENCHEN, C. A utilização da Problematização Inicial no Ensino de Ciências: um olhar a partir dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECs). In. VIII Seminário Nacional: Diálogos com Paulo Freire - Por Uma Pedagogia dos Direitos Humanos. Bento Gonçalves/RS, 2014.
FILHO et al. Desafios e potencialidades na elaboração de uma proposta de ensino com base em temas. IX Encontro Nacional em educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia/São Paulo, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GOULART, S. F.; FREITAS, D. S. Unidades Didáticas interdisciplinares: possibilidades e desafios. V Encontro Nacional em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru/São Paulo, 2005.
LOPES, ANGOTTI & MORETTI. Função afim e conceitos unificadores: o ensino de matemática e Física numa perspectiva conceitual e unificadora. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru/São Paulo, 2003.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
MUENCHEN, C. A disseminação dos Três Momentos Pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. Florianópolis: UFSC, 2010. 273 p. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
MUENCHEN, C. DELIZOICOV, D. Concepções sobre Problematização na Educação em Ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. 1, p. 2447-2451, 2013.
MUENCHEN, C., DELIZOICOV D. Os três momentos pedagógicos e o contexto de produção do livro “Física”. Ciênc. Educ. Bauru, v. 20, n. 3, p. 617-638, 2014.
MUENCHEN, C., DELIZOICOV, D. PESQUISAS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA REGIÃO DE SANTA MARIA/RS: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPC). Florianópolis, SC, 2009.
MUENCHEN, C.; DELIZOICOV, D. Práticas de Ensino de Ciências na região de Santa Maria/RS: algumas características. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.3, n. 2, p. 47-65, mai./ago. 2010.
OlIVEIRA, et al. Cadeia Alimentar: modelos e modelizações no ensino de Ciências Naturais. IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru/São Paulo, 2003.
SAUERWEIN, I.; TERRAZZAN, E. A. A utilização do referencial teórico de Paulo Freire na compreensão de um processo de acompanhamento da prática pedagógica de professores de física. V Encontro Nacional em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru/São Paulo, 2005.
SOLINO, A. P., GEHLEN, S. T. A contextualização na Abordagem Temática Freireana Ensino de Ciências por Investigação. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia/São Paulo, 2013
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.