Os Blocos de Conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Possibilidades Através da Resolução de Problemas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X14825Palavras-chave:
Parâmetros Curriculares Nacionais, Resolução de Problemas, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Metodologia de Ensino, Matemática.Resumo
Neste trabalho exploramos alguns problemas que abordam os blocos de conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para isso, apresentamos o roteiro, proposto por Onuchic e Allevato (2011), para os professores que pretendem trabalhar com a referida metodologia. Por meio de cinco problemas exploramos cada um dos blocos de conteúdo (Números e Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação) a partir de problemas que, inicialmente, foram trabalhados em minicursos e encontros com professores de Matemática. Ressaltamos que essa Metodologia exige uma nova postura do professor, que passa ser o mediador do processo de aprendizagem. Além disso, o problema torna-se o ponto de partida para o processo de construção de novo conhecimento, que ocorre enquanto os alunos resolvem o problema proposto. A formalização do conteúdo ou apresentação da teoria matemática deve ser a última etapa a ser realizada pelo professor. A avaliação, também adquire uma nova importância, ao se integrar ao processo de ensino para promover a aprendizagem.
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