Os Blocos de Conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Possibilidades Através da Resolução de Problemas

Autores

  • Fabiane Cristina Höpner Noguti Universidade Federal do Pampa - Campus Alegrete
  • Andresa Maria Justulin Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/RC- SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14825

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais, Resolução de Problemas, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Metodologia de Ensino, Matemática.

Resumo

Neste trabalho exploramos alguns problemas que abordam os blocos de conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais utilizando a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. Para isso, apresentamos o roteiro, proposto por Onuchic e Allevato (2011), para os professores que pretendem trabalhar com a referida metodologia. Por meio de cinco problemas exploramos cada um dos blocos de conteúdo (Números e Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação) a partir de problemas que, inicialmente, foram trabalhados em minicursos e encontros com professores de Matemática. Ressaltamos que essa Metodologia exige uma nova postura do professor, que passa ser o mediador do processo de aprendizagem. Além disso, o problema torna-se o ponto de partida para o processo de construção de novo conhecimento, que ocorre enquanto os alunos resolvem o problema proposto. A formalização do conteúdo ou apresentação da teoria matemática deve ser a última etapa a ser realizada pelo professor. A avaliação, também adquire uma nova importância, ao se integrar ao processo de ensino para promover a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Cristina Höpner Noguti, Universidade Federal do Pampa - Campus Alegrete

Professora da Universidade Federal do Pampa - Unipampa - Campus Alegrete.

Área: Matemática/ Educação Matemática

Andresa Maria Justulin, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/RC- SP

Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo.

Áre: Matemática/ Educação Matemática

 

Downloads

Publicado

2015-01-20

Como Citar

Noguti, F. C. H., & Justulin, A. M. (2015). Os Blocos de Conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais: Possibilidades Através da Resolução de Problemas. Ciência E Natura, 37(1), 170–178. https://doi.org/10.5902/2179460X14825

Edição

Seção

Ensino