O Uso de Dobraduras como Recurso para o Ensino da Geometria Plana: História, Teoremas e Problemas

Autores

  • Daniel Brandão Menezes Universidade Federal do Ceará
  • Jonatan Floriano da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14617

Palavras-chave:

Geometria Plana. Matemática – Estudo e ensino. Origami.

Resumo

A preocupação no desempenho do professor do ensino básico mediante a nova realidade da educação matemática brasileira motivou o início deste estudo, uma vez que a aprendizagem sofre constantes modificações e os detentores do conhecimento necessitam acompanhar as mudanças ocorridas em tal cenário. Diante disso, o objetivo deste trabalho é possibilitar uma fonte literária para o professor do ensino básico e aprofundar seu embasamento teórico para transmitir o conteúdo de Geometria Euclidiana Plana com o uso de materiais concretos em suas salas de aula. A metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de obras que focam os principais resultados necessários ao aprendizado do tema de geometria ensinado por meio de dobras. Como resultado, pode-se citar a criação de um texto sobre a história das dobras, Teoremas e problemas que envolvem a geometria e o modo diverso de resolvê-los, por meio de uma forma lúdica e também teórica.

Downloads

Biografia do Autor

Daniel Brandão Menezes, Universidade Federal do Ceará

Licenciado em Matemática pela Uece e mestre em Matemática pelo Profmat - UFC. Atualmente professor da Universidade Christus nos cursos de Engenharia Civil e de Produção e Arquitetura. Aprovado em primeiro lugar nos concursos para docentes do IFPI E IFRN.

Jonatan Floriano da Silva, Universidade Federal do Ceará

Topologia, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades das curvaturas medias de subvariedades imersas, classificação de hipersuperfícies em variedades riemannianas e geometria diferencial de hipersuperfícies tipo- espaço em espaços de Lorentz.

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Menezes, D. B., & Silva, J. F. da. (2015). O Uso de Dobraduras como Recurso para o Ensino da Geometria Plana: História, Teoremas e Problemas. Ciência E Natura, 37, 511–524. https://doi.org/10.5902/2179460X14617