Aplicação do Software Geogebra ao Ensino da Geometria Analítica

Autores

  • Paulo Cezar Camargo Guedes Universidade Federal do Espírito Santo Instituto Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X14555

Palavras-chave:

geogebra, geometria analítica

Resumo

Ao lecionar a geometria analítica nas turmas do 3a ano do Ensino Médio, sempre observava que a maioria dos alunos não se lembrava das principais propriedades da geometria plana, e tinha muita dificuldade em fazer a analogia entre esta e o plano cartesiano. Visando a melhorar esse aprendizado, pensei em uma proposta de intervenção que fizesse o aluno trabalhar, de uma forma mais prazerosa, esse conteúdo. Com o advento da computação e do software GeoGebra, tentei elaborar aulas práticas, em dupla ou individual, para que eles pudessem revisar e aprofundar os principais conceitos da geometria analítica plana. Esse trabalho foi então elaborado de forma a fazer com que os alunos pudessem visualizar e aprofundar os conhecimentos previamente estudados no Ensino Fundamental e nas séries iniciais do Ensino Médio, visando a uma revisão mais aprofundada. Ele foi planejado com questões de modo a que o aluno analisasse certas propriedades previamente escolhidas, discutisse os resultados obtidos, a partir de algumas indagações, elaborasse argumentos que comprovassem as observações obtidas e descrevesse, de forma clara e sucinta, as relações e condições para explicar os conceitos e propriedades estudadas.

Downloads

Biografia do Autor

Paulo Cezar Camargo Guedes, Universidade Federal do Espírito Santo Instituto Federal do Espírito Santo

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

Professor do IFES - Instituto Federal do Espírito Santo, campus Aracruz - ES e do colégio Salesiano de Jardim Camburi - Vitória - ES

Downloads

Publicado

2015-08-07

Como Citar

Guedes, P. C. C. (2015). Aplicação do Software Geogebra ao Ensino da Geometria Analítica. Ciência E Natura, 37, 365–375. https://doi.org/10.5902/2179460X14555