Agrotóxicos e Meio Ambiente: Inserção do Tema na Escola Através de uma Abordagem Interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X12823Palavras-chave:
Agrotóxicos, jovens multiplicadores, boas práticas agrícolasResumo
O trabalhador rural e sua família estão expostos à diversas situações de risco à saúde durante o desempenho de suas atividades no campo. A contaminação humana e ambiental por agrotóxicos está longe de ser um problema simples, muito em parte pela diversidade de determinantes de ordem social, econômica e cultural, que o permeiam. Diante da complexidade do tema, o objetivo principal deste estudo foi capacitar jovens estudantes do Ensino Médio, filhos de pequenos agricultores, da zona rural do município de Agudo-RS, para atuarem como multiplicadores dos conhecimentos sobre a importância da utilização correta de agrotóxicos e os riscos que os mesmos podem causar à saúde humana e ao meio ambiente, enfatizando a importância do uso das Boas Práticas Agrícolas. Utilizou-se uma abordagem interdisciplinar com o objetivo de situar os alunos no ambiente social e cultural. Considerando que este trabalho foi elaborado com o propósito de formar jovens multiplicadores de informações, as principais estratégias didáticas utilizadas foram a leitura e interpretação de textos, discussão em grupos, estudo do meio ambiente, projeto coletivo e interação com a comunidade, que exigiram a participação ativa dos alunos no processo de capacitação e aprendizagem.Downloads
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