Agrotóxicos e Meio Ambiente: Inserção do Tema na Escola Através de uma Abordagem Interdisciplinar

Autores

  • Martha Bohrer Adaime Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Marcia Palma Botega Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Osmar Damian Prestes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Renato Zanella Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X12823

Palavras-chave:

Agrotóxicos, jovens multiplicadores, boas práticas agrícolas

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/2179460X12823

O trabalhador rural e sua família estão expostos à diversas situações de risco à saúde durante o desempenho de suas atividades no campo. A contaminação humana e ambiental por agrotóxicos está longe de ser um problema simples, muito em parte pela diversidade de determinantes de ordem social, econômica e cultural, que o permeiam. Diante da complexidade do tema, o objetivo principal deste estudo foi capacitar jovens estudantes do Ensino Médio, filhos de pequenos agricultores, da zona rural do município de Agudo-RS, para atuarem como multiplicadores dos conhecimentos sobre a importância da utilização correta de agrotóxicos e os riscos que os mesmos podem causar à saúde humana e ao meio ambiente, enfatizando a importância do uso das Boas Práticas Agrícolas. Utilizou-se uma abordagem interdisciplinar com o objetivo de situar os alunos no ambiente social e cultural. Considerando que este trabalho foi elaborado com o propósito de formar jovens multiplicadores de informações, as principais estratégias didáticas utilizadas foram a leitura e interpretação de textos, discussão em grupos, estudo do meio ambiente, projeto coletivo e interação com a comunidade, que exigiram a participação ativa dos alunos no processo de capacitação e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martha Bohrer Adaime, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora Doutora em Ciências, Professora no Programa de Pós-Graduação - Educação em Ciências e no Departamento de Química, Centro de Ciências Naturais e Exatas – CCNE, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Marcia Palma Botega, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Pedagoga, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação - Educação em Ciências, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Centro de Ciências naturais e Exatas – CCNE.

Osmar Damian Prestes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor Doutor, Departamento de Química, Centro de Ciências Naturais e Exatas – CCNE, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Renato Zanella, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professor Doutor, Departamento de Química, Centro de Ciências Naturais e Exatas – CCNE, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

Downloads

Publicado

2014-05-14

Como Citar

Adaime, M. B., Botega, M. P., Prestes, O. D., & Zanella, R. (2014). Agrotóxicos e Meio Ambiente: Inserção do Tema na Escola Através de uma Abordagem Interdisciplinar. Ciência E Natura, 36(2), 250–257. https://doi.org/10.5902/2179460X12823

Edição

Seção

Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)