A satisfação dos Serviços Pós-Venda de Clientes de um Veículo de Comunicação Escrita, sob a Ótica da Análise Multivariada

Authors

  • Gilvete Silvania Wolff Lírio UFSM
  • Adriano Mendonça Souza UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X9832

Abstract

Este trabalho procurou avaliar a satisfação dos clientes do JornalO Mensageiro, localizado na região noroeste do estado do Rio Grande doSul, após o recebimento de um determinado serviço. Para isso, procedeuseà elaboração de um questionário, que foi dividido em duas partes: a primeiracontemplando dados relacionados à empresa, e a segunda com perguntasacerca da satisfação do serviço recebido. O número de variáveis originaisfoi composto de 12 variáveis e, após a aplicação dos métodosmultivariados apenas 3 novas variáveis foram analisadas. Após a aplicaçãodos métodos multivariados, pode-se concluir que os clientes do Jornal oMensageiro escolhem esse veículo de comunicação pelo preço, pelo retornodo investimento, se o anúncio publicado atingiu os objetivos e, por fim,pelo atendimento do agente. Os resultados obtidos serão usados pela empresapara melhorar o atendimento e o desempenho frente aos seus clientes,trazendo, assim, um retorno financeiro de maiores proporções.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2008-12-15

How to Cite

Wolff Lírio, G. S., & Souza, A. M. (2008). A satisfação dos Serviços Pós-Venda de Clientes de um Veículo de Comunicação Escrita, sob a Ótica da Análise Multivariada. Ciência E Natura, 30(2), 21–41. https://doi.org/10.5902/2179460X9832

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>