Influência da taxa de recirculação no desempenho de Reator Anaeróbio Aeróbio de Leito Fixo (RAALF)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X91482

Palavras-chave:

Reator combinado, Remoção de nutrientes, Hidrodinâmica de reatores

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência da taxa de recirculação na remoção nutrientes e no comportamento hidrodinâmico de um reator anaeróbio-aeróbio de leito fixo, operado em escala de bancada, no tratamento de efluente sanitário. Foram testadas diferentes razões de recirculação (0,5; 1,0 e 1,5) com vazão de ar constante de 10 L min-1. Durante o período de operação foram analisados os parâmetros físico-químicos.Também foram realizados ensaios hidrodinâmicos por meio de testes estímulo-resposta tipo pulso com o traçador eosina Y, para avaliar o comportamento hidrodinâmico e investigar anomalias. A razão de recirculação 50% mostrou-se a condição de maior eficiência de remoção para sólidos totais (83%). A razão de recirculação 100% foi a de maior eficiência para NTK (97%) e Namon (99%). Para a razão de recirculação de 150% a maior eficiência de remoção foi para fósforo (33%). Já para o comportamento hidrodinâmico, de acordo com a correlação dos modelos teóricos uniparamétricos testados é possível afirmar que as razões de recirculação de 50%, 100% e 150%, apresentaram coeficientes de correlação que indicam mistura completa, com boa eficiência hidraúlica para a recirculação de 100%. Com a variação destes fatores foi possível verificar a influência da razão de recirculação na remoção de nitrogênio e fósforo, bem como no comportamento hidrodinâmico do reator.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Cristina de Freitas, Uninter

Doutora em Engenharia Civil (Área de concentração: Meio ambiente) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba/PR (2020); Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba/PR (2016); Especialista em Planejamento e Projetos Ambientais pela Faculdade Cidade Verde, Maringá/PR (2015); Engenheira Ambiental (CREA PR - 134558/D) graduada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Campo Mourão/PR (2013).

Jéssica Luiza Bueno Trevizani, Uninter

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012); mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015) com área de concentração: meio ambiente e linha de pesquisa: saneamento e recursos hídricos; doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, com área de contração: meio ambiente e linha de pesquisa: sustentabilidade. Tem experiência na área de ecologia, gestão/auditoria, licenciamento e perícias. Trabalhos relacionados a Saneamento Ambiental e recursos hídricos, com ênfase em Tratamento de Efluentes têxteis e remoção de corantes por processos oxidativos como ozônio e persulfato de sódio. 

Edna Batista Rocha, Uninter

Biological Sciences

Karina Querne de Carvalho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá (1997), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2006). Atuou como docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (câmpus Campo Mourão) junto aos Departamentos de Ambiental e de Engenharia Civil. Atualmente é Docente Titular na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (câmpus Curitiba) no Departamento Acadêmico de Construção Civil (DACOC), no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC). Atuou no Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos como docente permanente. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Tratamento de Águas de Abastecimento, Qualidade da Água em corpos hídricos, Tratamento de Esgotos Sanitários por Processos Biológicos e Tratamento de Águas Residuárias por processos físico-químicos. É bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq, nível 2.

Fernando Hermes Passig, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), Mestre em Engenharia Civil na Area de Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo (1997), MBA em Gestão empresarial pela Fundação Getulio Vargas (2002) e Doutor em Engenharia Civil na Área de Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos / Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Titular Dedicação Exclusiva da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba, atuando diretamente no curso de Pós graduação em ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), Pós Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e na graduação no Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, atuando principalmente nas seguintes Áreas: Gererenciamento e Tratamento de Águas, Gerenciamento e tratamento de Efluentes (Projetos e operação de estações de Tratamento de Esgotos) e Gerenciamento e Disposição Final de Resíduos Sólidos.

Adriana Regina Tozzi, Uninter

Graduada em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR (2000) e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (2004). Como engenheira civil atuou na Implantação e Gerenciamento de Sistema de Qualidade em Obras Industriais, principalmente na área de instalações hidráulicas, elétricas e de prevenção contra incêndio.Como professora de engenharia, ministrou as disciplinas de construção civil, mecânica dos solos, estatística aplicada, ferramentas da qualidade e cálculo diferencial e integral. Atua em ensino de engenharia desde 2002, assumindo a coordenação de cursos a partir de 2014.Foi coordenadora do Colégio de Instituições de Ensino do CREA PR gestão 2019 - 2021.Atualmente coordena o curso de engenharia civil EAD do Centro Universitário Internacional Uninter. É coordenadora adjunta do Colégio de Instituições de Ensino do CREAPR gestão 2023 - 2024. Membro do Conselho Avaliador da Revista Técnico-Científica do CREAPR.

Carina Pedrozo, Uninter

Civil Engineer, MSc. in Water Resources and Environment

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). MBA em Projetos e Marketing pela ESIC. Mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Meio Ambiente na UFPR (2017). Atualmente é professora e tutora no Centro Universitário Internacional - Uninter, atuou como professora no Centro Universitário Autônomo do Brasil, nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Mecânica dos Fluidos, Hidráulica e Obras Hidráulicas, Resistência dos Materiais e Topografia. Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso em áreas correlatas.Tem experiência na área de Engenharia Civil, treinamento de colaboradores e palestras. Ênfase em Engenharia Hidráulica. Experiência e participação de Núcleo Docente Estruturante, na elaboração de Projetos Pedagógicos, na criação e organização de palestras e entrevistas, presenciais e remotas, de temas da escola Politécnica.

 

Referências

Calheiros, H. C., Perico, Ana C. S., Nunes, C. F. (2009). Estudo experimental de aspectos hidrodinâmicos e da partida de um reator anaeróbio sequencial tratando esgotos domésticos. Ambi-Agua, 4 (3), 144-156.

Chernicharo, C. A. L.,Van Haandel, A. C., Cavalcanti, P. F. F. (1999). Controle Operacional de Reatores aneróbios. Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 9, 221-247.

Dillalo, R.; Albertson, O. E. (1961). Volatile acids by direct titration. Journal of Water Pollution Control Federation, 33 (4), 356-365.

Eaton, A. D. Clesceri, L. S., Rice, E. W.; Greenberg, A. E. (2005). Standard methods for the examination of water and wastewater. 21. ed. Washington (EUA): American Public Health Association; American Water Works Association; Water Pollution Control Federation.

Gerardi, M. H. (2006). Wastewater Bacteria. Hoboken: John Wiley & Sons, Inc. 272 p. (Série Wasterwater Microbiology).

Jordão, E. P., Pessoa, C. A. (2011). Tratamento de Esgotos Domésticos. 6. ed. Rio de Janeiro: Abes, 969 p.

Kellner, E., Moreira, J. F. V.; Pires, E. C. (2009). Influência da estratificação térmica no volume útil e no comportamento hidrodinâmico de lagoa de estabilização: determinação experimental e teórica. Engenharia Sanitária e Ambiental, 14 (1), 129-138.

Kreutz, C. (2012). Comportamento de reator anaeróbio-aeróbio no tratamento de efluente bovino. [Tese Doutorado em Engenharia Agrícola, Universidade Estadual do Oeste do Paraná]. Repositório Institucional da UNIOESTE. https://tede.unioeste.br/handle/tede/2884

Lettinga, G. (1996). Sustainable integrated biological wastewater treatment. Water Science And Technology, 33 (3), 85-98.

LevenspieL, O. (2000). Engenharia das Reações Químicas. 3 ed. São Paulo: Edgard Blücher Ltda.

Lima, C. A. A. (2001). Tratamento de esgoto sanitário em reator horizontal de leito fixo (RAHLF) - Escala Piloto. [Tese Doutorado em Engenharia, Universidade de São Paulo]. Repositório USP. http://repositorio.eesc.usp.br/items/415e88e0-4f6a-477a-

a6f1-1a84a22db0c1Metcalf, L., Eddy, H. (2005). Wastewater Engineering: Treatment and Reuse. 4. ed. New York: Mcgraw-hill. 1819 p.

Nogueira, R. M. O. B., Lazarova, V., Manem, J., Melo, L. F. (1998). Influence of dissolved oxygen on the nitrification kinetics in a circulating bed biofilm reactor. Bioprocess Eng, 19:441-9.

Oliveira Netto, A.P., Zaiat, M. (2012). Treatment of Domestic Sewage in an Anaerobic-Aerobic Fixed-bed Reactor with Recirculation of the Liquid Phase. Clean Soil Air Water, 40 (9), 965-971.

Pantoja Filho, J. L. R. (2011). Remoção de material orgânica carbonácea e nitrogênio em reator aeróbio-anóxico de leito fixo (RAALF) aplicado ao pós-tratamento de efluente de reator anaeróbio. [Tese Doutorado em Engenharia, Universidade de São Paulo]. Repositório USP. https://repositorio.usp.br/item/002257241

Peña, M. R., MARA, D. D., Avella, G. P. (2006). Dispersion and treatment performance analysis of an UASB reactor under different hydraulic loading rates. Water Research, 50 (3), 445-452.

Persson, J., Somes, N.L. G., Wong, T. H. F. (1999). Hydraulics e sciency of constructed wetlands and ponds. Water Science and Technology, 40. 291–300.

Pontes, A. F. V. (2009). Avaliação de desempenho de reator anaeróbio-aeróbio com recirculação da fase líquida no tratamento de água residuária proveniente de abatedouro de aves. [Dissertação Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento, Universidade de São Paulo]. Repositório USP. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-13082009-132238/pt-br.php

Rebah, F.B., Kantardjieff, A., Yezza, A., Jones, P. J. (2010). Performance of two combined anaerobic–aerobic biofilters packed with clay or plastic media for the treatment of highly concentrated effluent. Desalination, 141-6.

Ripley, L. E., Boyle, W. C., Converse, J. C. (1986). Improved alkalimetric monitoring for anaerobic digestion of high-strength wastes. Journal Water Pollution Control Federation, New York, 58 (5), 406-411.

Méndez-Romero, D. C., López-López, A.; Vallejo-Rodríguez, R., Léon-Becerril, E. (2011). Hydrodynamic and kinetic assessment of an anaerobic fixed-bed reactor for slaughterhouse wastewater treatment. Chemical Engineering and Processing: Process Intensification, 50 (3), 273-280.

Sarathai, Y., Koottatep, T., Morel, A. (2010). Hydraulic characteristics of an anaerobic baffled reactor as onside wastewater treatment system. Journal of Environmental Sciences, 22, 1319-1326.

Surampalli, R. Y., Tyagi, R., Scheible, O. K., Heidman, J. A. (1997). Nitrification, denitrification and phosphorus removal in sequential batch reactors. Bioresource Technology, 61 (2), 151-157.

Torres, P. (1992). Desempenho de um reator anaeróbio de manta de lodo (UASB) de bancada no tratamento de substrato sintético simulando esgotos sanitários. [Dissertação Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento, Universidade de São Paulo]. Repositório USP. https://repositorio.usp.br/item/000735964

Weber, M. I. (2006). Avaliação de um reator anaeróbio de leito fluidizado para o tratamento de resíduos líquidos da indústria de refrigerantes. [Dissertação Mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental, Universidade Federal do Paraná]. Acervo Digital da UFPR. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/10362

Publicado

2025-05-21

Como Citar

Freitas, D. C. de, Trevizani, J. L. B., Rocha, E. B., Carvalho, K. Q. de, Passig, F. H., Tozzi, A. R., & Pedrozo, C. (2025). Influência da taxa de recirculação no desempenho de Reator Anaeróbio Aeróbio de Leito Fixo (RAALF). Ciência E Natura, 47(esp. 2), e91482. https://doi.org/10.5902/2179460X91482

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)