Vinho merlot e as alterações metabólicas e cardiovasculares em camundongos LDLR -/-

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X68358

Palavras-chave:

Alimentos funcionais, Resveratrol, Doenças cardiovasculares, Insulina, Dislipidemia, Colesterol

Resumo

A dislipidemia é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de resistência insulínica e de doenças cardiovasculares, como a hipertrofia ventricular esquerda e o remodelamento da parede arterial. O resveratrol, presente nas uvas, tem sido estudado como um possível mediador de proteção cardiovascular. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito do vinho tinto da uva Merlot (Vitis vinifera L.) na dislipidemia e seus acometimentos em camundongos machos, knockout para o gene do receptor de LDL (LDLR-/-). Os camundongos foram divididos em 4 grupos experimentais: Grupo S recebeu ração padrão para roedores; Grupo SV recebeu ração padrão para roedores e vinho; Grupo HL recebeu ração hiperlipídica; Grupo HLV recebeu ração hiperlipídica e vinho, via oral, durante 60 dias. Todos os animais receberam água e ração ad libitum nesse período. Após este, permaneceram em jejum e, em seguida, foram anestesiados. O sangue foi coletado para análise sérica dos triglicérides, do colesterol total e suas frações (HDL e VLDL), da proteína C-reativa, glicose e insulina para comparação dos dados. Também foram realizadas análises morfométricas e histológicas do ventrículo esquerdo e da aorta abdominal. Constatou-se que o vinho tinto Merlot apresenta efeitos antidislipidêmicos na dislipidemia genética, associada a alimentar, prevenindo, parcialmente, a resistência insulínica, hiperinsulinemia e o aumento da PCR, assim como efeito cardiovascular, prevenindo, parcialmente, a HVE e o remodelamento arterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jander Alves dos Anjos, Instituto Federal do Sul de Minas

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade José do Rosário Vellano, graduação em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano, mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, licenciatura em Ciências Biológicas pelo Faculdade de Educação Paulistana e doutorando no programa de pós-graduação em Reprodução, sanidade e bem-estar animal da Universidade José do Rosário Vellano, Alfenas, MG, Brasil.

Letícia Albano Hipólito da Silva, Universidade José do Rosário Vellano

Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Atenas(2012). Atualmente é da Universidade José do Rosário Vellano.

Rafael Pereira Marinho, Universidade José do Rosário Vellano

Dr. Rafael Pereira Marinho CRM 81153-MG é médico generalista. Possui graduação em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS, (2019). Atualmente, trabalha na Santa Casa de Alfenas-MG como Médico Generalista no Pronto Socorro, Internista da Enfermaria de Clínica Médica e de Cuidados Paliativos e Plantonista na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Wilson Roberto Mesquita Oliveira, Universidade José do Rosário Vellano

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências - Biologia pela Universidade José do Rosário Vellano e mestrado em Ciências Morfologicas pela Universidade José do Rosário Vellano. Atualmente é professor titular dos cursos de Odontologia e de Medicina Veterinária, na Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS. Tem experiência na área de Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia Celular, Embriologia e Histologia.

Gersika Bitencourt Santos, Universidade José do Rosário Vellano

Professora na Universidade José do Rosário Vellano. Possui graduação em Farmácia pela Universidade José do Rosário Vellano. Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Possui experiência em estresse oxidativo e testes bioquímicos para avaliação anti-inflamatória e antioxidante de compostos, além disso possui como linha de pesquisa o estudo de substâncias com potencial antidiabético em modelos animais.

Maria das Graças de Souza Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Graduação em licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Mestrando em Reprodução, Sanidade e Bem-Estar animal pela Universidade José do Rosário Vellano (Bolsista CAPES) (2019-2021). Doutorado em andamento em Biologia Molecular e Morfofuncional na Universidade Estadual de Campinas (Bolsista CNPq).

Brígida Monteiro Vilas Boas, Instituto Federal do Sul de Minas

Possui graduação em Agronomia, Mestrado e Doutorado em Ciência dos Alimentos e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado. Atua no Programa de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem experiência na área de Ciência dos Alimentos, com ênfase em Pós-colheita de Frutas e Hortaliças e Processamento de Produtos Vegetais.

Aline Manke Nachtigall, Instituto Federal do Sul de Minas

Possui graduação em Química de Alimentos pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora do ensino básico, técnico e tecnologócico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Machado. 

Isabela Peregrino, Instituto Federal do Sul de Minas

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora, graduação em Tecnologia em Viticultura e Enologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, especialização em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade pela Universidade Estácio de Sá e Mestrado em Alimentos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Flávia Helena Pereira, Universidade José do Rosário Vellano

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Mestrado em Ciências e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da FEnf-UNICAMP. Atualmente, é docente do curso técnico de enfermagem do Instituto Federal do Sul de Minas.  Desenvolve atividades de pesquisa na área de Enfermagem com ênfase nos temas: Processo de cuidar nas doenças crônicas não transmissíveis (Diabetes Mellitus tipo 2), Sono, Sepse, Choque Séptico, Segurança do Paciente.

José Antônio Dias Garcia, Universidade José do Rosário Vellano

Doutor em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas; Mestre em Ciências Morfológicas pela Universidade José do Rosário Vellano; Especialista em Fisiologia Animal e Humana pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica; Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade José do Rosário Vellano. Professor e pesquisador da Universidade José do Rosário Vellano e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas Gerais.

Jefferson Luís Sancineto da Silva Nunes, Enolab laboratory of business consultancy and advice

Proprietário e responsável técnico do laboratório Enolab, localizado no Rio Grande do Sul

Referências

Alberti, F. G. M. M., Zimmet, P. Z. (1998). Para a Consulta da OMS. Definição, diagnóstico e classificação do diabetes mellitus e suas complicações. Parte 1: Diagnóstico e classificação de diabetes mellitus, relatório provisório de uma consulta da OMS. Diabet Med, 15(7), 539-553.

Anastácio, J. B. R. (2012). Efeito Neuroprotetor do Resveratrol no modelo de demência por hipoperfusão encefálica crônica em ratos Mestrado em Neurociências). Instituto de Ciências Básicas da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Retrieved from https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/77994.

Armstrong, A. T.; Binkley, P. F.; Baker, P. B.; Myerowitz, P. D.; & Leier, C. V. (1998). Quantitativeinvestigation of cardiomyocyte hypertrophy and myocardial fibrosis over 6 years after cardiac transplantation. Journal of the American College of Cardiology, 32 (3), 704-710. DOI: https://doi.org/10.1016/S0735-1097(98)00296-4

Bischoff, L. (2017). Resistência à insulina. Brasília: 2017. E-book. Retrieved fromhttps://docplayer.com.br/80494296-Resistencia-a-insulina.html.

Bontempo, M. (2019). A saúde da água para o vinho: O vinho, seu mundo e suas propriedades medicinais. Rio de Janeiro: Livros Ilimitados.

Braga, A. D. A.; Barleta, V. C. N. (2017). Alimento funcional: uma nova abordagem terapêutica das dislipidemias como prevenção da doença aterosclerótica. Cadernos UniFOA, 2( 3), 100-120. DOI: https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v2.n3.860

Calderon, H. L.; Carvalho, A. J. P.; Oliveira, I. C. R.; Soares, E. A.; Loyola, Y. C. S.; Santos, L.; Messora, L.B.; Pereira, J.E.G.; Incerpi, E.K.; Lobão, P.H.O.A.; & Garcia, J. A. D. (2011). Efeito da Lecitina de Soja sobre os Lipídeos e Proteína C reativa e na prevenção da Hipertrofia Ventricular Esquerda de Camundongos Hiperlipidêmicos. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, 32(3), 389-393.

Capella, Y. N. C. Vinhos Comerciais do Vale do São Francisco: efeitos das condições de armazenamento sobre a estabilidade fenólica e cromática [Dissertação de estrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Universidade Rural de Pernambuco]. Retrieved from http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/bitstream/tede2/7356/2/Yasodhara%20Nazareth%20Chaves%20Capella.pdf.

Christison, J.; Karjalainen, A.; Brauman, J.; Bygrave, F.; Stocker, R. (1996). Rápida redução e remoção de HDL- mas não de hidroperóxidos de éster de colesterol associados a LDL por fígado de rato perfundido in situ. Biochem J, 314(3), 739-742. DOI: https://doi.org/10.1042/bj3140739

Dornas, W. C.; Oliveira, T. T. D.; Dores, R. G.; Fabres, M. H. A.; & Nagem, T. J. (2009). Efeitos antidiabéticos das plantas medicinais. Revista Brasileira de Farmacognosia, 19(2),488-500. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-695X2009000300024

Ferreira, B. F. G. (2019). Medicina personalizada no tratamento com estatinas. [Dissertação Mestrado em Ciências FarmacêuticasInstituto Universitário Egas Moniz]. Retrieved https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/30993/1/Ferreira_Bruno_Filipe_Gameiro.pdf.

Fogaça, A. O. (2012). Compostos fenólicos em uvas e vinhos da variedade Merlot. 2012. [Tese de Doutorado Universidade Federal de Santa Maria]. Repositório Institucional da UFSM. Retrieved https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/3386/FOGACA%2c%20ALINE%20DE%20OLIVEIRA.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Freire, G. A. S.; da Costa Silva, L.; dos Santos, M. S. A.; da Silva Araújo, Í. B.; & Mangolim, C. S. (2020). Teor de antocianinas, cor, textura, características físico-químicas e microbiológicas de leite fermentado adicionado de extrato rico em antocianinas obtido a partir de uvas tintas. Brazilian Journal of Development, 6(8), 56192-562052020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-145

Garcia, J. A. D; Incerpi, E. K. (2008). Factors and Mechanisms Involved in Left Ventricular Hypertrophy and the Anti-Hypertrophic Role of Nitric Oxide. Arq. Bras. Cardiol, 90(6), 443-450. DOI: https://doi.org/10.1590/S0066-782X2008000600010

Garcia, J. A. D.; Santos, L.; Moura, A. L.; Ricardo, K. F. S.; Wanschel, A. C. B. A.; Shishido, S. M. et al. (2008). S-Nitroso-NAcetilcisteína (SNAC) Previne Alterações Miocárdicas em Camundongos Knockout do Receptor LDL Hipercolesterolêmico por Ação Antiinflamatória. Journal Cardiovasc Pharmacol,51(1), 78-85. DOI: https://doi.org/10.1097/FJC.0b013e31815c39d4

Genda, S.; Miura, T.; Miki, T.; Ichikawa, Y.; & Shimamoto, K. (2002). A abertura do canal KATP é um mecanismo endógeno de proteção contra o fenômeno de no-reflow, mas sua função é comprometida pela hipercolesterolemia. Journal of the American College of Cardiology, 40 (7), 1339-1346. DOI: https://doi.org/10.1016/S0735-1097(02)02156-3

Gois, M. M. S. (2019). Análise do uso das Estatinas aliado à prática de exercícios como prevenção e tratamento da sarcopenia: uma revisão de literatura. [Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Educação Física, Universidade Federal de Ouro Preto]. Retrieved https://monografias.ufop.br/bitstream/35400000/2229/6/MONOGRAFIA_An%c3%a1liseUsoEstatinas.pdf.

Harbertson, J. F.; Spayd, S. (2006). Measuring phenolics in the winery. American Journal of Enology and Viticulture, 57(3), 280-2882006. DOI: https://doi.org/10.5344/ajev.2006.57.3.280

Hedrick, C. C.; Castellani, L. W.; Wong, H.; & Lusis, A. J. (2001). Interações in vivo de apoA-II, apoA-I e lipase hepática contribuindo para a estrutura de HDL e funções antiaterogênicas. Journal of Lipid Research, 42(4),563-570. DOI: https://doi.org/10.1016/S0022-2275(20)31165-2

Holvoet, P. (2008). Relations between metabolic syndrome, oxidative stress and inflammation and cardiovascular disease. Verh K Acad Geneeskd Belg, 70(3),193-219.

Hovsepian, S.; Kelishadi, R.; Djalalinia, S.; Farzadfar, F.; Naderimagham, S.; & Qorbani, M. (2015). Prevalence of dyslipidemia in Iranian children and adolescents: A systematic review. Journal of research in medical sciences, 20(5),503. DOI: https://doi.org/10.4103/1735-1995.163979

JAMA. (2001). Painel de especialistas em detecção, avaliação e tratamento do colesterol alto no sangue em adultos. Resumo executivo do Terceiro Relatório do Painel de Especialistas do National Cholesterol Education Program (NCEP) sobre Detecção, Avaliação e Tratamento do Colesterol Alto. JAMA,285(19), 2486-2497.

Junqueira, L. C. U.; Bignolas, G.; Brentani, R. R. (1979). Coloração com picrosírius mais microscopia de polarização, um método específico para detecção de colágeno em cortes de tecidos. The Histochemical journal, 11 (4), 447-455. DOI: https://doi.org/10.1007/BF01002772

Mamede, M. E. O.; Pastore, G. M. (2004). Compostos fenólicos do vinho: estrutura e ação antioxidante. Boletim do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, 22(2). DOI: https://doi.org/10.5380/cep.v22i2.1192

Marcadenti, A; Oliveira, V.G; Bertoni, V.M; Wittke, E. Dourado, L.P; Souza R.B; Pinto, T.M; Pimentel Filho, P.; & Leivas J.A.S.L (2013). Resistência à insulina e indicadores antropométricos em pacientes com síndrome coronariana aguda. Rev Bras Cardiol, 26(4), 259-66.

Martins, Â. M.; Sarto, D.A.Q.S.; Caproni, K.P.; Silva, J.; Silva, J.; Souza, P.S; Santos, L.; Ureña, M.J.E.; Carvalho, M.G.S.; Boas, B.M.V.; Miranda, L.P.A.; & Garcia, J.A.D. (2020). Grape juice attenuates left ventricular hypertrophy in dyslipidemic mice. Plos one,15(9), e0238163. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0238163

Matos, R. S.; Baroncini, L. A. V.; Précoma, L. B.; Winter, G.; Lambach, P. H.; Kaiber, F.; & Précoma, D. B. (2012). Resveratrol provoca efeitos antiaterogênicos em um modelo animal de aterosclerose. Arq Bras Cardiol, 98(2)136-142. DOI: https://doi.org/10.1590/S0066-782X2012005000006

Oliveira, A. C. S. (2016). Determinação de polifenóis totais em vinhos por espectrofluorimetria, [Trabalho de Conclusão de Curso Graduação em Química Industrial, Universidade Federal Fluminense]. Retrieved https://app.uff.br/riuff/bitstream/handle/1/6484/Monografia_Ana_Christina_Oliveira_20.01.17.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Oliveira, V. P.; de Sousa Carvalho, L.; Da Paz, S. M. R. S.; & dos Santos, M. M. (2020). Reflexões sobre a relação entre resistência à insulina, diabetes mellitus e obesidade na adolescência à luz da literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde, volume (41), e2105-e2105. DOI: https://doi.org/10.25248/reas.e2105.2020

Penna, N. G.; Hecktheuer, L. H. R. (2004). Vinho e saúde: uma revisão. Infarma, 16(1-2), 64-7.

Pinto, A. B. M. (2019). Impact of dietary supplements on reproductive function: Curcumin and Resveratrol. Dissertação (Mestrado em Biologia Molecular e Genética) – Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019. Retrieved https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/40150/1/ulfc125106_tm_Adriana_Pinto.pdf

PRocházková, D.; BOusová, I.; Wilhelmová, N. (2011). Antioxidant and prooxidant properties of flavonoides. Fitoterapia,82(4), 513-523. DOI: https://doi.org/10.1016/j.fitote.2011.01.018

RIdker, P. M.; Hennekens, C. H.; Buring, J. E.; & Rifai, N. (2000). Proteína C reativa e outros marcadores de inflamação na previsão de doenças cardiovasculares em mulheres. Jornal de medicina da Nova Inglaterra,342(12), 836-843.

Rodrigues, L. S. G. (2019). Estatinas e Diabetes: “friends or foes”. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) – Universidade de Coimbra, Coimbra, 2019. Retrieved https://eg.uc.pt/bitstream/10316/88380/1/DOC%20%c3%9aNICO%20LARA%20RODRIGUES.pdf.

Rosa, M. de O. M.; de Souza Machado, F.; Frusciante, M. R.; Gutierrez, L. L. P.; & Funchal, C. (2017). Efeito protetor do resveratrol na doença de Alzheimer. Revista Brasileira Multidisciplinar, 20(1), 174-193. DOI: https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2017.v20i1.477

Sarto, D. A. Q. S.; Siqueira, A. H. D.; Magalhaes, F. M. D. A.; Caproni, K. D. P., Martins, Â. M.; Santos, G. B., Silva, D.B.; Boas, B.M.V. & Garcia, J. A. D. (2018). Dry Extract of Passiflora incarnata L. leaves as a Cardiac and Hepatic Oxidative Stress Protector in LDLr-/-Mice Fed High-Fat Diet. Brazilian Archives of Biology and Technology, v. 061: e181801470. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-4324-2018180147

Shirani, J.; Pick, R.; Roberts, W. C.; Maron, B. J. (2000). Morfologia e significado da rede de colágeno ventricular esquerdo em pacientes jovens com cardiomiopatia hipertrófica e morte cardíaca súbita. Cartão J Am Coll, 35(1),36-44. DOI: https://doi.org/10.1016/S0735-1097(99)00492-1

Silva, D. B.; Silva, D. B.; Miranda, A. P.; DAngelo, L. R. B.; Rosa, B. B.; Soares, E. A.; Ramalho, J. G. D. C.; Boriollo, M.F.G.; & Garcia, J. A. D. (2015). Propolis and swimming in the prevention of atherogenesis and left ventricular hypertrophy in hypercholesterolemic mice. Brazilian Journal of Biology,75(2), 414-422. DOI: https://doi.org/10.1590/1519-6984.15313

Sung, H.; Kim, J.; Park, R.; Lee, K.; & Kwon, O. (2002). Evaluation of Denka-Seiken Turbidimetric High-Sensitivity C-Reactive Protein Assay., 40(8), 840-845. Retrieved https://doi.org/10.1515/CCLM.2002.146 DOI: https://doi.org/10.1515/CCLM.2002.146

Trinder, P. (1969). Determination of glucose in blood using glucose oxidase with an alternative oxygen acceptor. Annals of clinical Biochemistry,6(1), 24-27. DOI: https://doi.org/10.1177/000456326900600108

Turner, R. T.; Evans, G. L.; Zhang, M.; Maran, A.; & Sibonga, J. D. (1999). Is resveratrol an estrogen agonist in growing rats? Endocrinology, 140(1), 50-54. DOI: https://doi.org/10.1210/endo.140.1.6460

Vaccari, N. F. de S., Soccol, M. C. H., Ide, G. M. (2009). Compostos fenólicos em vinhos e seus efeitos antioxidantes na prevenção de doenças. Revista de ciências agroveterinárias, 8(1), 71-83.

Valença, T. V. R.; Sangiovo, A.; Pereira, F.; Vincensi, C.; Lissarassa, Y. P. S.; Zimmermann, C. E.; Comparsi, B.; Casalini, C.E.C.; Viera, E.K.; & Frizzo, M. N. (2018). Obesidade, diabetes e hipertensão associados a dislipidemia e dano hepático. Revista Saúde Integrada, 11(22), 2-18.

Veloso, R. C. S. G. (2019). Perfil de utilização de estatinas e adesão ao tratamento em pacientes com doença arterial coronariana de um ambulatório de cardiologia de um hospital de ensino. [Dissertação de Mestrado em Medicamentos e Assistência Farmacêutica, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais. Retrieved

https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30095/1/DISSERTACAO%20MESTRADO%20RONARA%20POS%20DEFESA%2007.08.2019%20FINAL.pdf.

Vileigas, D. F.; Pegoretti, C.; Barim, E. M.; Corrente, J. E.; & Dias, L. C. G. D. (2019). Evolução de pacientes dislipidêmicos em atividade educativa em grupo sobre alimentação e nutrição na atenção primária à saúde. Revista Ciência em Extensão, 15(3), 62-74.

Warnick, G.R.; Nauck, M.; Rifai, N. (2001). Evolution of methods for measurement of HDL- cholesterol: from ultracentrifugation to homogeneous assays. Clin Chem, 47(9), 1579-1596. DOI: https://doi.org/10.1093/clinchem/47.9.1579

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Anjos, J. A. dos, Silva, L. A. H. da, Marinho, R. P., Oliveira, W. R. M., Santos, G. B., Carvalho, M. das G. de S., Vilas Boas, B. M., Nachtigall, A. M., Peregrino, I., Pereira, F. H., Garcia, J. A. D., & Nunes, J. L. S. da S. (2023). Vinho merlot e as alterações metabólicas e cardiovasculares em camundongos LDLR -/-. Ciência E Natura, 45, e13. https://doi.org/10.5902/2179460X68358

Edição

Seção

Química

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)