A conservação da energia mecânica do fóton, em energia cinética rotacional, frente à alguns resultados e expectativas teóricas com interferômetros de Michelson na literatura
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179460X34566Palavras-chave:
Energia rotacional do fóton, Interação fóton-matéria, InterferômetroResumo
Realizou-se um estudo para verificar a representação do deslocamento do comprimento de onda segundo a teoria da conservação da energia mecânica do fóton em energia cinética rotacional, na transição entre dois meios, para fótons de baixa energia. Analizou-se as estimativas segundo o pressposto teórico, para diagnóstico do número de franjas de interferência e seus deslocamentos em interferômetros de Michelson, comparando com os resultados e expectativas teóricas da literatura. O deslocamento do comprimento de onda segundo pressuposto teórico mostrou-se ajustado numa estreita faixa de valores permitidos e apresentou relevante representação dos resultados encontrados na lieratura.
Downloads
Referências
ALLEN, Les et al. Orbital angular momentum of light and the transformation of Laguerre-Gaussian laser modes. Physical Review A, v. 45, n. 11, p. 8185, 1992.
ARAÚJO, Marcos Cavalcante de. Medidas Interferométricas do Índice de Refração de Líquidos, 2011. 66f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
Bauer W. ; DIAS, H. ; WESTFALL, G.. Fisica para Universitários - Óptica e Física Moderna. 1 ed. Sao Paulo: Mcgraw-Hill, v. 1, p. 31, 2013.
CARDOSO, Daniel Souza. "Theory of Conservation of Photon Mechanical Energy, in the Transition between Two Middles, in Rotational Kinetic Energy", International Journal of Science and Research (IJSR), https://www.ijsr.net/archive/v7i7/ART20183450.pdf, Volume 7 Issue 7, July 2018, 810 - 815, DOI: 10.21275/ART20183450
DIAS, Christian Rodrigues ; CARDOSO, Daniel Souza ; TAVARES JÚNIOR, Ronaldo Matias ; RIBEIRO, Júlio César Bento . Variabilidade climática sobre a probabilidade horária pentadal de chover em Pelotas, RS–Brasil. ALMANAQUE MULTIDISCIPLINAR DE PESQUISA, v. 1 (1), 200-224 p., 2018.
ESPINDOLA, Paulo Renato; DA CUNHA ANDRADE, Luis Humberto. Determinação do índice de refração em vidros aluminato de cálcio dopados com íons de Ti3+ usando o interferômetro de MICHELSON. ANAIS DO ENIC, v. 1, n. 1, 2009.
GARCIA, Paulo Francisco. O que há com a Ciência? Gravitação Universal. Editora Alcance, 252 p., 1995.
GRECCO, Claudio Henrique dos Santos et al. Metodologia de cálculo das incertezas associadas Às medições na calibração de monitores de radiação. International Nuclear Atlantic Conference – INAC, ABEN, ISBN: 85-99141-01-5, 2005.
HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; KRANE, K. S. Física 4, LTC - Rio de Janeiro, 5 ed., vol. 4, 384p., 2004.
HARWIT, Martin. Photon orbital angular momentum in astrophysics. The Astrophysical Journal, v. 597, n. 2, p. 1266, 2003.
LIMA, Isabelle Priscila Carneiro de. O USO DE CONTROVÉRSIAS CIENTÍFICAS PARA A COMPREENSÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA: O CASO DO PRINCÍPIO DE AÇÃO MÍNIMA. Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologias, 2014.
MARTINS, Roberto Andrade. O éter e a óptica dos corpos em movimento: a teoria de Fresnel e as tentativas de detecção do movimento da Terra, antes dos experimentos de Michelson e Morley (1818-1880). Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 52-80, 2012.
MOTTER, Adilson Enio. Uma Introdução a Formulação Variacional da Óptica Geométrica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 19, n. 2, p. 189, 1997.
PEREIRA, Erms Rodrigues. Física dos cristais líquidos e gravitação: pontos de encontro. João Pessoa, UFPB-CCEN, Tese (Doutorado), 2011.
RANDALL, D. Knight, Física: Uma abordagem estratégica, BOKMAN Companhia Editora LTDA – São Paulo, 2 ed., vol. 2, 807p., 2009.
SOUZA, Carlos Eduardo Rodrigues de. Aplicaçoes do Momento Angular Orbital da luza Computaçao e Informaçao Quântica. 2010. Tese de Doutorado. PhD thesis, Instituto de Fısica-UFF, 2010. 20.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Para acessar a DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS clique aqui.
Diretrizes Éticas para Publicação de Revistas
A revista Ciência e Natura está empenhada em garantir a ética na publicação e na qualidade dos artigos.
A conformidade com padrões de comportamento ético é, portanto, esperada de todas as partes envolvidas: Autores, Editores e Revisores.
Em particular,
Autores: Os Autores devem apresentar uma discussão objetiva sobre a importância do trabalho de pesquisa, bem como detalhes e referências suficientes para permitir que outros reproduzam as experiências. Declarações fraudulentas ou intencionalmente incorretas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis. Artigos de Revisão também devem ser objetivos, abrangentes e relatos precisos do estado da arte. Os Autores devem assegurar que seu trabalho é uma obra totalmente original, e se o trabalho e / ou palavras de outros têm sido utilizadas, isso tem sido devidamente reconhecido. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Submeter o mesmo manuscrito a mais de um jornal simultaneamente constitui um comportamento publicitário não ético e é inaceitável. Os Autores não devem submeter artigos que descrevam essencialmente a mesma pesquisa a mais de uma revista. O Autor correspondente deve garantir que haja um consenso total de todos os Co-autores na aprovação da versão final do artigo e sua submissão para publicação.
Editores: Os Editores devem avaliar manuscritos exclusivamente com base no seu mérito acadêmico. Um Editor não deve usar informações não publicadas na própria pesquisa do Editor sem o consentimento expresso por escrito do Autor. Os Editores devem tomar medidas de resposta razoável quando tiverem sido apresentadas queixas éticas relativas a um manuscrito submetido ou publicado.
Revisores: Todos os manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. As informações ou ideias privilegiadas obtidas através da análise por pares devem ser mantidas confidenciais e não utilizadas para vantagens pessoais. As revisões devem ser conduzidas objetivamente e as observações devem ser formuladas claramente com argumentos de apoio, de modo que os Autores possam usá-los para melhorar o artigo. Qualquer Revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada em um manuscrito ou sabe que sua rápida revisão será impossível deve notificar o Editor e desculpar-se do processo de revisão. Os Revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras conexões com qualquer dos autores, empresas ou instituições conectadas aos documentos.

