Animais do Cerrado: Indo Além da sala de aula

Autores

  • Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck Universidade de Brasília - UnB
  • Delano Moody Simões Faculdade UnB Planaltina FUP/UnB

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179460X19278

Palavras-chave:

Atividade experimental, Bioma Cerrado, Pibid, Formação de Professores, Ciências Naturais.

Resumo

Buscando valorizar a atividade experimental como estratégia didática fundamental no processo de ensino-aprendizagem de Ciências realizamos uma atividade experimental destinada a alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental organizada por Professores Coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) em conjunto com os alunos bolsistas e Professores Supervisores da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Tal atividade iniciou-se com uma saída de campo para a observação do bioma local (Cerrado). Em seguida os alunos foram conduzidos ao Laboratório e divididos em grupos para manusear animais vertebrados e invertebrados típicos do Cerrado. Após o manuseio dos exemplares de animais, os alunos apresentaram os grupos de animais para a turma, sintetizando as características abordadas (alimentação, respiração e reprodução). A atividade proporcionou aos alunos a experiência de estudar sobre as classes de animais que verdadeiramente compõe a fauna presente em seu cotidiano e também colaborou no processo de se perceberem como indivíduos participantes desse complexo e importante meio, além de contribuir para uma visão do bioma cerrado mais completa. Atividades como a aqui descrita favorece tanto a aprendizagem dos alunos quanto à formação inicial e continuada de professores.

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Biografia do Autor

Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck, Universidade de Brasília - UnB

Professora Adjunta da Faculdade UnB Planaltina

Delano Moody Simões, Faculdade UnB Planaltina FUP/UnB

Professor Adjunto da Faculdade UnB Planaltina - UnB

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Publicado

2016-01-31

Como Citar

Razuck, R. C. de S. R., & Simões, D. M. (2016). Animais do Cerrado: Indo Além da sala de aula. Ciência E Natura, 38(1), 484–493. https://doi.org/10.5902/2179460X19278

Edição

Seção

Ensino